A Basílica de santa Clara – Peregrinação em Assis

Etapa obrigatória da peregrinação em Assis ( conhecida também como “O Caminho dos Anjos” que vai de Roma a Assis ). A Basílica de santa Clara (ou santa Chiara ) ocupa um lugar especial no coração dos peregrinos. Santa Clara, a garota que largou tudo para seguir são Francisco nos acolhe na sua casa.

A Basílica de Santa Clara em Assis, pode ser considerada como um dos lugares de culto mais importantes da cidade. Sua importância se torna ainda mais visível através de passagens históricas que narram como a santa, devota das predicações de são Francisco. Com apenas 18 anos, abandonou sua rica família para unir-se a ele e alguns frades na igrejinha de santa Maria dos Anjos.




Logo após algum tempo vivendo na igreja de santa Maria dos Anjos, santa Clara transferiu-se para a igreja de são Domingo onde mais tarde se juntaram sua mãe e suas duas irmãs Agnese e Beatrice.

Foi certamente neste momento que elas fundaram a Ordem das Clarissas. Santa Clara viveu ali por certo outros 42 anos até a sua morte.

Basílica de santa Clara foi construída imediatamente após sua morte. A ligação entre a santa e são Francisco era tão grande que a basílica de santa Clara foi construída praticamente ao lado da igreja de são Jorge, que fino a 1200 conservava os restos mortais de são Francisco

A Basílica de santa Clara

basilica de santa clara
Di Luca AlessOpera propria, CC BY-SA 4.0, Collegamento

Em estilo gótico-umbro, à forma de cruz latina, a basílica de santa Clara foi construída entre 1257 e 1265, com um projeto do arquiteto Filippo da Campelo. A fachada em pedras branca e rosa é caracterizada pela grande rosácea e pelos arcos assimétricos nas laterais responsáveis pela sustentação da igreja. O seu interno, a forma de cruz latina, com uma única nave, transépto poligonal e abside.

No final do corredor próximo ao abside, se encontram duas capelas, uma de cada lado. A esquerda, se destaca a capela dedicada santa Agnese, irmã de santa Clara, também conhecida come capela do santíssimo sacramento. A capela é decorada por afrescos e murais, obras de Girolano Marinelli e Sigismondo Spagnoli respectivamente.

Já à direita se encontra a capela de são Jorge. A capela de são Jorge é famosa por custodiar o Crucifixo o qual são Damião falou para são Francisco ( são Damião ordenou que são Francisco reconstruísse a igreja ). Também é decorada com vários afrescos de artistas importantes da época, como: Pace di Bartlo e Puccio Capanna.

A parte central, o altar-mor, é envolto por 12 pequenas colunas. Sobre o altar se encontra uma grandiosa cruz desenhada, obra do pintor Benvenuto Benveni. Nas laterais se encontram algumas obras de arte como ” o triunfo da virgindade” obra de  Palmerino di Guido, e no lado contrário na direção do abside a ” madonna com o bambino e santa Clara” por exemplo.

A Cripta da Basílica de Santa Clara

Os restos mortais de santa Clara foram transportados da igreja de são Jorge e foram conservados embaixo do altar da basílica de santa Clara em 1260. Seguindo o exemplo da construção da cripta de são Francisco após a descoberta dos seus restos mortais em 1818, as “Clarissas” também decidiram construir uma. Em 1852 começaram-se as obras  de construção da futura cripta, mas a mesma só ficou pronta em 1872. Em 1934 foi restaurada em estilo neogótico ( estado atual ).

Ao interno da cripta em uma urna de vidro, os restos mortais da santa encontra-se protegido por uma grade metálica.

Existe também um “museu” com as relíquias da santa.

restos mortais de santa clara
Di © José Luiz Bernardes Ribeiro / , CC BY-SA 4.0, Collegamento

Quando visitar a Básilica de Santa Clara

  • A basílica é aberta das 6,30 as 12.00 e das 14,00 as 19,00
  • A capela do Crucifixo fecha as 18,30 ( aberta somente aos participantes da vigília )
  • Segunda e sexta feira a cripta abre as 9,00
  • Visitas guiadas ( não são permitidas nos dias de solenidades litúrgicas e celebrações da santa missa )

Os horários podem sofrer mudanças em alguns períodos do ano. Através do site assisisantachiara.it é possível reservar visitas guiadas, celebrações de missas para grupos e acomodações para peregrinos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: