A Basílica de Santa Maria em Cosmedin

A Basílica de Santa Maria em Cosmedin também conhecida como Santa Maria de Schola Graeca. É igualmente uma igreja titular ou uma Basílica menor de Roma, sua Diaconia está vaga desde 1967.

Ao propósito, o seu último diácono foi o Arcebispo de Cantuária Católico Romano.

A Basílica de Santa Maria em Cosmedin, teve sua construção iniciada no século VIII. Ela foi construída em cima das ruínas do templo de Hércules Pompeiano, que fazia parte do fórum boário. No entanto, a sua construção foi terminada no século XI.

Ela fica situada onde já existiu o mais antigo mercado de alimentos da cidade do período Flaviano. Algumas colunas desse mercado por exemplo, foram incorporados a estrutura da igreja.

Basílica de Santa Maria em Cosmedin
Basílica de Santa Maria em Cosmedin

Um pouco mais sobre a Basílica de Santa Maria em Cosmedin

A igreja foi projetada por Monges Bizantinos no século VIII. Por causa de sua riqueza abundante em decoração, ela ficou conhecida também como cosmedin que em grego significa ornamento.




Com o passar os séculos, ela passou por várias modificações e restaurações, para trazer as características originais do século VIII. Então, ela passou a ter três naves divididas por quatro pilastras e dezoito colunas antigas.

No pórtico de entrada no caso a varanda, está localizada a Boca Della Veritá que foi construída no século XII. Na igreja está guardado um dos principais tesouros, o relicário de cristal, que guarda surpreendentemente o crânio de São Valentim.

crânio de São ValentimPor AlfvanBeem – Obra do próprio, CC0, Hiperligação

E junto a ao vestíbulo tem um belo campanário românico, que foi incluído no templo no século XII. Sobre o altar está a cripta que foi construída no século VIII. Ao propósito, o objetivo desta cripta era guardar as relíquias que o Papa Adriano havia extraído das catacumbas.

A Basílica de Santa Maria em Cosmedin, abriga a torre mais alta de Roma, a torre sineira, que chama atenção de longe, a igreja ainda celebra a missa em ritual grego. 

A Boca da verdade – la Bocca della veritá

A Bocca Della Veritáé um enorme monumento esculpido em mármore, a sua aparência é semelhante a uma enorme máscara e é muito famosa por sua lenda.

A grande pedra inicialmente ficava na Piazza Della Bocca Della Veritá, mas em 1632 foi levada para o pórtico de entrada da Basílica de Santa Maria em Cosmedin ao lado da praça.

A boca da verdade possui 1,75 metros de diâmetro, há quem diga que o rosto representa o deus do oceano. E outros que dizem que sua principal função, era como tampa de bueiro por isso os olhos, nariz e boca furados para escoar a água.

A “Bocca della veritá” e sua lenda

Segundo a lenda ela funciona como um detector de mentiras, se ao colocar a mão na boca da verdade quando questionado se contasse mentira, ela se fecharia e arrancaria fora com uma mordida a mão do mentiroso.

A lenda vem de tempos romanos, quando um homem que desconfiava que sua noiva havia cometido um adultério a levou até a boca da verdade para provar sua fidelidade.




Diante dessa situação, a sua noiva espertamente armou um plano, para que quando se aproximasse da boca da verdade em meio a situação de questionamento saísse ilesa.

Ela então desmaiou e seu amante a segurou a impedindo que caísse. Quando colocou sua mão na boca da verdade, ao ser questionada de sua fidelidade.

La Bocca della Verità
La Bocca della Verità

Ela disse que jamais teria estado em outros braços, que não fosse a do seu marido e a do homem que havia assegurado momento antes de fingir um desmaio.

A boca da verdade é considerada uma atração para visitá-la atualmente, se cobra 2 euros que são revertidos para a reforma e a manutenção da antiga igreja, que é onde fica a boca da verdade.

Ela é muito famosa por causa de sua antiga lenda, e também por ter aparecido no filme A Princesa e o Plebeu de 1953′. Vale a pena visitá-la.

Em suma

Para fazer a visitação tem algumas regras de vestuário que devem ser seguidas. Não é permitida a visita com os ombros descobertos e utilizando roupas curtas.

A visitação a Basílica de Santa Maria em Cosmedin é gratuita, a única visitação que é tarifada é para tirar foto com a mão dentro da boca da verdade, que custa 2 euros que serão revestidos para a manutenção do templo.

Horário de visitação é de 9h30 às 17h.

Localizada na Piazza della Bocca della Verità, Roma  na Itália.

Programe-se e visite você também a linda Basílica de Santa Maria em Cosmedin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: