A Catedral de Amalfi

Hoje nos distanciamos um pouquinho de Roma e vamos ao sul da Itália para conhecer um pouquinho da Catedral de Amalfi. A catedral ou “Duomo di Amalfi” também é conhecida como Catedral de Santo Andrea, discípulo de Cristo.

Ao propósito, Amalfi é um lugar maravilhoso, rodeado de paisagens incríveis que faz parte da Costa Amalfitana que fica entre as cidades de Nápoles e Salerno no sul da Itália. Além de Amalfi outras 13 cidadezinhas igualmente maravilhosas fazem parte da costa Amalfitana. São elas: Atrani, Cetara, Conca dei Marini, Furore, Maiori, Minori, Positano, Praiano, Ravello, Scala, Tramonti, Vietri sul Mare e Agerola. 

Em meio a esse paraíso todo encontramos surpreendente Catedral de Amalfi. 

O Duomo de Amalfi é extremamente importante do ponto de vista histórico e religioso, pois abriga varias relíquias muito especiais para a fé católica, entre elas a cripta com a cabeça e os ossos do Apóstolo.

 A Catedral de Amalfi é inegavelmente um lugar único e mágico. Ao propósito, para muitos é considerada como uma das mais belas da Itália. É certamente um lugar para contemplar, meditar, refletir e sair de alma restaurada.

A História da Catedral Amalfi

A catedral de Amalfi por dentro

A catedral de de santo Andrea foi construída no início do século XI ao lado de uma estrutura já existente. Passou por inúmeras obras de restruturação, entre elas a junção (união) à igreja precedente. Hoje podemos dizer que sua estrutura é predominantemente Árabe Siciliana, com traços de estilo barroco que se notam sobretudo na belíssima escadaria e no claustro, graças as obras realizadas em meados de 700.

A história conta que o corpo do apóstolo Santo Andrea (que foi crucificado em Patras, na Grécia no período das cruzadas), foi levado para Constantinopla e logo depois à Amalfi, exatamente no dia  08 de maio de 1208. Desde então a data se tornou muito especial e todos os anos se comemora o evento.

A catedral também conta com relíquias de outros santos e muitas obras de artes que vão fazer a sua visita valer a pena, além de fazer também com que você saia de lá impressionado com tanta riqueza artística.

Melhor Época para Visitar a Catedral Amalfi

A Catedral de Amalfi é um lugar único, ideal para se visitar em qualquer época do ano, assim como todos os pontos turísticos da Itália. Contudo, os meses de março até junho, assim como setembro, outubro e o primeiro semestre de novembro, são considerados os melhores devido ao clima ameno.

É bom ressaltar que no mês de maio a cidade festeja o evento da chegada das relíquias de Santo André à cidade. Podemos dizer que então, que maio é efetivamente um mês histórico e de festa que faz parte da cultura do local.

Detalhe do teto da Catedral de Amalfi

Atrações para Conhecer Durante a Visita

A Catedral de Amalfi é um complexo monumental que reúne em um único lugar o Claustro de Paradise, a Basílica do Crucifixo, a Igreja Catedral, a Cripta de Santo André Apóstolo (que é o maior tesouro e o orgulho da cidade), inúmeras obras de artes, assim como várias relíquias de santos que chegaram à cidade.

Além disso, a Catedral de Amalfi conta com uma bela escadaria do ano de 1728 e a Torre dos Sinos do ano de 1276.

Viva momentos únicos…

Amalfi é aquele lugar que te faz não ter vontade ir embora, que torna a viagem incrível e emoções. 

É um lugar para viver momentos inesquecíveis. A beleza das paisagens, a história, as obras de artes, da cultura do lugar com certeza não tem preço.

Catedral de Amalfi 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: