A peregrinação via Francigena

A Via Francigena é o nome de uma estrada antiga que é percorrida desde a Idade Média por peregrinos da França até Roma. Entretanto, seu ponto de partida é na Inglaterra mais precisamente na Catedral de Canterbury. Na Itália essa rota além de ser conhecida como Via Francigena também recebia o nome de Via Romea.

Durante a época medieval esta foi uma rota importante de peregrinação para quem tinha o desejo de chegar a Santa Sé e aos túmulos dos Apóstolos Paulo e Pedro. A peregrinação até Roma com o intuito de visitar os túmulos desses apóstolos foi uma das maiores que ocorreu na Idade Média.




Por esse motivo os peregrinos do continente Europeu costumam percorrer a Itália e muitos param em Roma. Mas alguns seguem na direção da península até o porto de Brindisi para de lá embarcar com destino a Terra Santa.

Nomes recebidos ao longo dos séculos.

A documentação dessa rota ocorreu pela primeira vez como Caminho Lombardo. A primeira vez que foi chamada de viagem francesa foi pelo bispo de Eichstatt no ano de 725 d.c.. Em Borgonha e na Itália ela é conhecida por Via Francigena Francisca. Já na França essa via é chamada de Chemin dos Anglois e Chemin Romieux.

Mas apenas em 876 d.c. que pela primeira vez foi mencionado o nome Via Francigena. Actum Clusio foi quem fez essa menção em um pergaminho dessa época na Abadia de San Salvatore al Monte Amiata.

Países que fazem parte da via Francigena.

A rota da Via Francigena passa pela Inglaterra e França além de Suíça e Itália. Atualmente os peregrinos seguem os passos de Sigerico a pé, cavalo ou até mesmo de bicicleta. Como a infraestrutura para acolher os peregrinos não é tão boa a quantidade de pessoas que percorrem esse caminho não é tão grande.

Mas esse cenário vem se modificando nas últimas décadas. Isso se deve ao fato dessa via deixar de ser interesse apenas para os estudiosos. Afinal, muitos peregrinos que foram a Espanha e fizeram o Caminho de Santiago decidiram fazer a pé a peregrinação até Roma.

Foi na Itália que surgiu uma rede de fiéis e amantes dessa via que utilizaram tinta e pincel para marcar as trilhas e os caminhos. Eles se juntaram a algumas organizações religiosas e também ao governo local para tentar recuperar o percurso original.

Hoje em dia o traçado que se segue é o original da Via Francigena. Mas algumas vezes ela é desviada do seu caminho histórico seguindo por estradas e caminhos que tenham menor tráfego.

Resumindo.

A Via Francigena é uma importante rota de peregrinação que vai da França até Roma, capital da Itália. Ao longo dos séculos ela recebeu diversos nomes e atualmente a quantidade de peregrinos que seguem esse caminho tem aumentado consideravelmente.

Gostou dessas informações? Comente, deixe sua opinião e aproveite para compartilhar nossa página com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: