As Basílicas Papais de Roma

As Basílicas Papais de Roma são apenas 4, sendo que, as maiores possuem uma Porta Santa e um Altar Papal. Vamos falar um pouco mais sobre as Basílicas e sua importância histórica.

Um pouco da história – qual a importância das basílicas papais

As 4 Basílicas Papais de Roma são; São João de Latrão, São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, e Santa Maria Maior. Todas as Basílicas têm grande importância para a Igreja Católica, porque têm papel fundamental na concessão da indulgência plenária.

Apenas estão autorizados a celebrar missa no Altar Papal, o próprio Papa e os delegados por ele para participarem da Santa Missa.

De acordo com a Diocese de Piracicaba, apenas o Papa pode conferir o título de Basílica a uma Igreja Católica. A palavra Basílica tem origem no grego e quer dizer de fato, “Casa Real”.

Em seguida, vamos falar um pouco mais sobre as Basílicas Papais de Roma:

Também conhecida como Nossa Senhora das Neves, teve sua construção iniciada em 432 e concluída em 440. Por manter a estrutura Paleocristã preservada, seu valor artístico é inestimável aos olhos da humanidade.

Em português, também é chamada de São João de Latrão. Trata-se da Catedral do Bispo de Roma, que é o próprio Papa. A Arquibasílica do Santíssimo Salvador é a mãe de todas as Igrejas Católicas.

Esta Basílica começou a ser construída em 1506, e suas obras de arte foram feitas por nomes como Michelangelo. No ano 80 d.C, foi construído um oratório em memória de São Pedro, a pedido do Papa Anacleto.

Começou a ser erguida no século IV d.C, é nesta Basílica que se encontra a sepultura do apóstolo Paulo. Foram os próprios seguidores de Paulo que começaram a construir um santuário sobre a tumba.

Suas enormes colunas possuem mosaicos dourados. Na parte superior é possível ver a foto dos Papas anteriores até chegar no Papa Francisco. Podemos chegar em todas as Basílicas de metrô e a entrada é gratuita.

Curiosidades sobre as Basílicas Papais de Roma

Somente na Basílica de San Giovanni in Laterano podemos encontrar um batistério octogonal, um afresco de Bonifácio VIII, um altar onde só o Papa pode celebrar missas, Relíquias de São Pedro e de São Paulo, Claustros que foram construídos no ano de 1220.

Em todas as Basílicas, são encontrados vestígios paleocristãos, e da época do Renascimento. Ou seja, certamente para historiadores e artistas, essas obras são de um valor que não se pode calcular.

As Basílicas representam uma parte importante da história da humanidade, pois elas retratam o início da era Cristã na Europa. Roma é inegavelmente um dos roteiros mais fundamentais para peregrinos Cristãos, em todo o mundo, são diversas agências que promovem esse tipo de roteiro religioso.

Em São Paulo Fora dos Muros existe uma fachada com mosaico que vem do século XIX, vemos também um abside que mostra a figura de Cristo e dos Apóstolos.




Nesta Basílica também há um belíssimo claustro que teve sua construção finalizada no ano de 1214.

Ao chegar na Basílica de São Pedro podemos visitar o túmulo de João Paulo II, a estátua de bronze de  São Pedro, e onde o apóstolo ficava sentado para dar sermões, que é a cátedra.

Foi em Roma que o cristianismo deu seu primeiro passo e continua até os dias de hoje. Por isso, muitos padres da Igreja Católica quando precisam passar por reciclagem, eles precisam ir até Roma para realizarem cursos ou algum seminário.

Saiba mais sobre as Basílicas Papais de Roma e como chegar até elas!

Em nosso site, você encontra informações úteis sobre passagens, roteiros e como chegar até os roteiros por meio do transporte público.

Para visitar Roma devemos fazer uma seleção criteriosa, pois como existem muitas Igrejas e museus, não dá para visitar tudo em um único dia, devido a isso, antes de viajar monte um roteiro.

Roma é uma cidade repleta de história e arte, enquanto estiver em seu grupo de excursão, ouça bem o guia e se possível grave um vídeo sobre o passeio.

Aproveite o melhor de Roma a preços totalmente acessíveis, busque informações a respeito de seguro viagem e faça uma viagem agradável e tranquila.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: