Basílica santa Maria in Aracoeli

A Basílica Santa Maria in Aracoeli ou Santa Maria em Aracoeli em português, recebe inúmeros visitantes todos os anos. Ela é uma das mais procuradas no turismo religioso pelo que representa e também por causa do Santo Bambino de Aracoeli. Além do mais, sua beleza é incomparável e encanta a todos os visitantes.

 Roma possui diversas igrejas que são visitadas por peregrinos de todo o mundo. Apesar desta basílica não se destacar das demais ela sempre é muito requisitada, afinal, está próxima a diversos pontos turísticos como o Monumento a Vittorio Emanuele II.

 Mas o que não faltam são razões para visitar esta igreja. Sua escadaria, relíquias guardadas em seu interior e peças consideradas milagrosas são apenas algumas delas. Por tudo isso vale muito a pena fazer uma peregrinação e colocá-la no roteiro para visitação. A seguir veja algumas informações sobre esta basílica.

Basilica Santa Maria in Aracoeli
Basilica Santa Maria in Aracoeli

Um pouco da história da basílica santa Maria in Aracoeli

A basílica de Santa Maria em Aracoeli está localizada na Colina Capitolina e por isso originalmente ela se chamava Sancta Maria in Capitólio vindo a ser modificado no século XIV. Sua construção ocorreu no século VI no mesmo lugar onde antigamente existia a abadia bizantina.

 Os beneditinos tomaram conta dessa igreja durante o século IX, mas em seguida os franciscanos foram incumbidos desse papel. Foram eles, aliás, que fizeram com que seu aspecto se tornasse gótico.

 Mas nem tudo foram maravilhosas para esta basílica. No período da República no ano de 1797 ela deixou de ser uma igreja e passou a ser um estábulo. Entretanto, esses maus tempos ficaram para trás e atualmente a Basílica Santa Maria in Aracoeli recebe milhares de turistas e peregrinos.




O que ver na basílica santa Maria in Aracoeli

Entre as peças que existem na igreja a mais famosa e buscada por quem está em peregrinação é a madeira do Santo Bambino. Muitos fiéis acreditam que ela é milagrosa e que pode ressuscitar os mortos. A madeira utilizada para fazer esta figura é de olivo e data do século XV.

Basilica Santa Maria in Aracoeli
By: Jim McIntosh

 Entretanto, ela teve de ser substituída por uma réplica após a original ter sido roubada e nunca recuperada. Quando a Missa do Galo é realizada esta imagem é coberta e levada até o trono perante no altar-mor e sua revelação ocorre durante o Glória. A partir daí até a Epifania ela permanece no berço do presépio que está a esquerda da nave.

 A Basílica Santa Maria in Aracoeli possui 22 colunas em diferentes tipos. Elas foram retiradas de edifícios da Roma Antiga. Seu teto é de madeira, mas é todo decorado com pinturas representando a Batalha de Lepanto que os cristãos derrotaram os turcos. Ela também se destaca por causa dos afrescos e túmulos que datam do século XV.

 A escadaria Aracoeli também faz parte das atrações da igreja. Em 1348 a região vivia uma epidemia de peste e para celebrar seu fim a escada foi construída naquele ano. Ela é composta por 124 degraus empinados feitos em mármore e que findam na entrada da basílica. Alguns fiéis acreditam que quem a sobe de joelhos é premiado na loteria nacional.

 O interior da basílica possui diversos tesouros como os afrescos de Pinturicchio que datam do século XV. Seu piso possui o estilo cosmatesco; na madeira há uma pintura de Girolamo Siciolante da Sermoneta da “Transfiguração” além de obras de outros artistas.




Relíquias na Basilica Santa Maria in Aracoeli

 Ainda na Basílica Santa Maria in Aracoeli estão as relíquias da mãe de Constantino, o Grande. As de São Junípero que foi um dos discípulos de São Francisco de Assis também se encontram nesta igreja. Além do mais, os restos mortais da rainha Catarina da Bósnia e do papa Honório IV encontram-se ali.

 Além dessas relíquias existe outra muito famosa: a tábua com o monograma de Jesus. São Bernardino de Siena a utilizou para que a devoção ao Santo Nome de Jesus fosse promovida. Essas são apenas algumas razões pela qual o turismo religioso é tão forte nesta igreja.

Horário e endereço da basílica santa Maria in Aracoeli

A basílica Santa Maria in Aracoeli fica próxima a alguns pontos turísticos como a Piazza Campidoglio e Museus Capitolinos, por exemplo. Ela está localizada na Piazza Campidoglio, 55. Para ver suas maravilhas de perto a visita pode ser feita qualquer dia da semana das 9h às 12h30 e das 15h às 18h30.

Conclusão

A basílica Santa Maria in Aracoeli fica próxima a diversas atrações de Roma. Mas além desse fator ela também possui uma beleza sem igual além de peças e relíquias de grande importância para a história e os fiéis.

 Gostou do que encontrou aqui? Queremos saber sua opinião por isso comente e caso tenha gostado da página compartilhe-a.

Basilica Santa Maria in Aracoeli
By: Jim McIntosh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: