Igreja de San Luigi dei Francesi

Certamente não é nenhum segredo que Roma é o lar de inúmeras igrejas. Todavia, algumas delas são particularmente especiais por custodiar verdadeiras obras de arte, tesouros de pintores e escultores ilustres.

A Igreja de San Luigi dei Francesi ( São Luís dos Franceses ), com certeza esta entre as mais importantes.

A Igreja San Luigi dei Francesi foi construída em 1500 por ordem de um cardeal da família Médici, que mais tarde se tornaria o papa Clemente VII.

Caterina de ‘Medici que se casou com o rei francês, que contribuiu para a construção da igreja doando a terra em que ela foi construída, fortalecendo assim ainda mais a ligação com a França.

A Igreja de San Luigi dei Francesi ocupa o lugar da antiga igreja de Santa Maria propriedade da família Medici. A sua construção foi iniciada em 1518, mas a igreja só foi consagrada em 1589.

Passagens históricas da Igreja de San Luigi dei Francesi ( fonte wikipedia )

Quando os sarracenos atearam fogo à Abadia de Farfa em 898, um grupo de refugiados em fuga estabeleceu-se em Roma.

Com o passar do tempo, mesmo após a reconstrução da abadia por parte do abade Ratfredo (934-936), alguns dos refugiados decidiram permanecer em Roma. Anos mais tarde a Abadia já possuía igrejas, casas e outras inúmeras propriedades em Roma.

By: Daniel X. O’Neil

Em 998 Otto III, imperador do Sacro império Romano, confirmou a propriedade de três igrejas: Santa Maria, San Benedetto e o Oratório de San Salvatore. Quando cederam suas propriedades à família Medici em 1480, a igreja de Santa Maria tornou-se a igreja de San Luigi dei Francesi.

O Cardinal Giulio di Giuliano de ‘Medici encarregou a Jean de Chenevière a construção de uma nova  igreja para a comunidade francesa em 1518. O projeto de Chenevières previa um edifício octogonal, planificado no centro.

No entanto, as obras foram interrompidas quando Roma foi saqueada em 1527 e só foi finalmente concluída sucessivamente em 1589. Domenico Fontana e Giacomo della Porta, projetaram a fachada com um projeto completamente diferente.

A igreja foi consagrada pelo cardeal François de Joyeuse, protetor da França, perante a Santa Sé, em 8 de Outubro de 1589.

O interior da igreja foi restaurado por Antoine Derizet entre 1749 e 1756.

A fundação Pieux Etablissements de la France à Rome et O Lorette é responsável pelas cinco igrejas francesas em Roma e pelos condomínios de Roma e Loreto. A fundação é governada por um “deputado administrativo” nomeado pelo embaixador da França junto à Santa Sé.

Igreja de San Luigi dei Francesi por dentro

By: Hemant Bedekar

A Igreja de San Luigi dei Francesi é repleta de decorações barrocas, certamente não faltam coisas para se ver. Contudo, a maior atração é a série de três pinturas de São Mateus feitas por Caravaggio.

Estas pinturas foram encomendadas especialmente para Igreja de San Luigi dei Francesi. Portanto, é uma grande oportunidade ver estas obras de arte em sua casa original, em vez de um museu.

A igreja de San Luigi dei Francesi a aloja um famoso trio de pinturas de Caravaggio. “A Vocação de São Mateus, O Martírio de São Mateus e São Mateus e o Anjo”. Os dois últimos são coletivamente conhecidos como o “ciclo de São Mateus.”

Estas três pinturas, estão alojadas na capela Contarelli à esquerda do altar-mor. Surpreendentemente estão entre as mais antigas obras religiosas de Caravaggio. Elas foram construídas entre 1600 e 1602.

Nestes trabalhos, nota-se principalmente as características do realismo e o uso impressionante do claro-escuro. Isto é, o contraste audaz entre a luz e o escuro.

Antes de deixar a igreja, conceder um momento para admirar os afrescos desbotadas do século XVII de Santa Cecília, a segunda capela situada no lado direito do altar . Santa Cecília também é representada no retábulo de Guido Reni, uma cópia de uma obra de Rafael.

Informações práticas

A Igreja de São Luigi dei francesi está localizada no centro de Roma perto da Piazza Navona, é aberta de sexta a quarta-feira das 10h às 12:30 e das 15:00 às 19:00, as quintas-feiras das 10h às 12:30.

A entrada é gratuita, contudo inserindo uma moeda de 1€ na caixa de ofertas possível iluminar as fabulosas pinturas de Caravaggio. A igreja está localizada na Via Santa Giovanna d’ arco 5. Os ônibus números 30, 70, N6 e N7, que saem da Estação Termini param a poucos minutos da igreja.

Horário das Missas

  • De segunda à sexta as 19:00 horas
  • sábado as 12:30 horas
  • feriados as 10:30

Durante a celebração da santa missa não é possível visitar a igreja. A missa é celebrada em francês.

Finalmente, no que diz respeito aos lugares para comer, o mais próximos são o McDonald ‘ s na “Piazza Cinque Lune” e a  Osteria Renaissance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: