Domingo, dia de Angelus com o Papa

O Angelus trata-se de uma oração que a Igreja possui para honrar a Encarnação do Salvador. Mas ela também reconhece tanto os méritos de fé quanto os de humildade que a Virgem Maria teve. Afinal, ela disse “Sim” quando o Anjo Gabriel fez o anúncio que ela estava sendo convidada a se tornar a Mãe de Jesus.

Foi através desse “Sim” que se cumpriu o anúncio dos profetas que dizia que Uma Virgem iria conceber e dar à luz ao Salvador. Por se tratar do ponto inicial da Redenção através da Encarnação de Cristo este é um dos momentos de maior importância da História da Salvação.

Quem compôs o Angelus?

O Papa Urbano II que foi pontífice de 1088 até 1099 foi o responsável por compor a oração do Angelus. Entretanto, quem introduziu a fórmula de rezá-la 3 vezes ao longo do dia foi o rei da França, Luís XI, no ano de 1472.angelus

Por tradição essa oração é rezada às 6 da manhã, meio dia e 18 horas. Em muitos lugares os sinos das igrejas são tocados para que seja dado destaque a “hora da Ave-Maria” como é popularmente chamada essa oração.

Composição do Angelus.

A composição do Angelus é feita através de três invocações sendo que cada uma delas possui uma resposta. Ao juntar as três é descrito o mistério da Encarnação de Cristo. As três invocações possuem uma jaculatória que nada mais é que uma oração breve seguida de três Glórias.

Em qual lugar o Angelus é rezado?

O Angelus domingo é rezado pelo Papa no Vaticano, mais precisamente na Piazza San Pietro, ao meio-dia. O visitante não precisa efetuar qualquer tipo de pagamento para entrar. Somente é preciso chegar mais cedo para garantir um lugar e esperar que o Papa apareça na janela da biblioteca.

Em suma…

O Angelus é uma oração que o Papa reza todos os domingos no Vaticano com o intuito de honrar a Encarnação de Cristo. A entrada é gratuita, mas como a Piazza San Pietro fica repleta de fiéis é preciso chegar um pouco mais cedo para ter um lugar para assistir esse momento.

O que achou desse conteúdo? Ele foi útil para você? Não deixe de comentar e compartilhar nossa página nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: