O Clima em Roma

O clima em Roma, assim como o clima italiano é considerado como um dos melhores de toda a Europa. Apesar das pequenas dimensões pode variar bastante de acordo com a região e período do ano.

Quando decidimos viajar para outro país, uma das primeiras coisas que pensamos seguramente é, qual o clima que iremos encontrar. Na maioria das vezes escolhemos viajar nos meses de verão ou primavera locais com a intenção de aproveitar mais. Saber sobre o clima em Roma é extremamente importante por isso.

Se chegarmos em Roma em um período chuvoso, é possível que não aproveitemos quase nada da nossa viagem, pois a chuva impede de fazermos passeios agradáveis, de admirarmos os lugares com calma e dá aquela enorme preguiça de sair da cama, principalmente com as baixas temperaturas da região quando o clima está chuvoso.

Para que você possa aproveitar ao máximo a sua viagem para a cidade, decidimos falar nesse texto exclusivamente sobre o clima em Roma, porque conhecendo as suas estações e como elas geralmente são, você poderá programar o melhor período para conhecê-la.

Como é o clima em Roma?

Clima em Roma
Clima em Roma

– Primavera

A primavera em Roma é considerada pelos italianos como a melhor estação do ano. A primavera acontece nos meses de março, abril e maio. Além da maravilhosa paisagem florida, a temperatura é agradável tanto de dia quanto de noite.

– Verão

O verão em Roma, que abrange os meses de junho, julho e agosto. O clima é extremamente quente, podendo atingir temperaturas de 40º. O calor pode tornar o passeio desagradável. Mas se você viajar para Roma no verão, antes de tudo não esqueça o protetor solar e de beber muita água durante o tempo todo.

– Outono

O outono possui temperaturas agradáveis, um pouco parecidas com as da primavera. O outono compreende os meses de setembro, outubro e novembro. É caracterizado pela mudança de paisagem, as folhas das arvores ficam com um tom mais amarelado típico de outono.

– Inverno

O inverno possui um clima frio, que pode chegar até a temperaturas negativas. Em Roma às vezes neva no inverno, apesar de ser uma coisa bem rara, acontecendo geralmente de 20 em 20 anos, em média. Porém pode acontecer de nevar na cidade sim. Além disso, no inverno chove muito na Itália. Os meses de inverno são: dezembro, janeiro e fevereiro.

Qual é o melhor período para visitar Roma?

O melhor período para conhecer não só a Roma, mas toda a Europa é na primavera. Como sabemos, as estações de lá não são na mesma época que as do Brasil. A primavera em Roma acontece no período de maio, abril e junho.

roma
roma

Na primavera tudo é muito mais colorido, os parques romanos ficam lotados de turistas, há muitas flores pela cidade, é um colorido incrível. Vale a pena parar um momento em algum parque para fazer um piquenique e admirar a paisagem.

O melhor de tudo é que a primavera é a época em que a temperatura é a mais agradável do ano todo. Pelo dia faz um calor agradável, em torno de uns 23º e pela noite o frio também é muito gostoso, ficando em torno de uns 18º.





O único problema de viajar no período da primavera é que coincide com a época da páscoa. Por este motivo, tudo na cidade tende a estar com o preço um pouco mais caro, justamente por ser uma data religiosa importante para a religião católica.

Se você não quiser viajar nesse período por algum motivo, há também a segunda melhor época que é durante o outono, que começa em 22 ou 23 de setembro e termina em 21 ou 22 de dezembro. Prefira viajar em setembro, pois as chuvas não são frequentes e o clima é bem agradável.

No entanto, se quiser viajar em outubro, também é uma boa opção, a temperatura é ainda mais agradável, apesar de as chuvas serem mais frequentes pela aproximação do inverno.

Em resumo…

Conhecendo o clima em Roma é possível programar e organizar toda a sua viagem. O ideal é dar preferência para um período com clima agradável como a primavera ou outono. e que dê para você visitar e conhecer os maravilhosos pontos turísticos que ela abriga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: