Por que se Vai em Peregrinação?

No mundo existem diversos lugares que são considerados sagrados para certas religiões. Jerusalém, por exemplo, é uma cidade considerada sagrada e que possui diversos pontos que também são assim conhecidos. Muitos fiéis decidem sair em peregrinação até esses lugares com o intuito de se aproximar ainda mais da obra divina.

Mas, afinal, o que é uma peregrinação? Ela nada mais é que uma jornada que um devoto de certa religião realiza indo a certo lugar que é considerado sagrado por ela. Sendo assim, existem diversas rotas de peregrinação sendo que algumas são mais conhecidas que outras.

Por que a peregrinação é feita?

Diversos são os desejos de quem faz uma peregrinação. Afinal, boa parte das vezes seu desejo é simplesmente caminhar, ter contato com a natureza ou conhecer um pouco da arte e cultura do lugar. Ou seja, são apenas “caminhantes”.

Mas isso não impede que no interior de cada um tenha o desejo de fazer uma reflexão interior, ficar em silêncio e buscar um sentido para a vida. Algumas vezes durante o trajeto da peregrinação o peregrino descobre o verdadeiro sentido da sua religião.

Apesar dessas serem ótimas razões na maioria das vezes o que leva alguém a fazer uma peregrinação é simplesmente a religiosidade. Nesse caso, temos os peregrinos autênticos que buscam adquirir o máximo de experiência durante a jornada.

Isso ajuda a fazer uma reflexão da sua fé e vida cristã para que a renovação espiritual seja realizada.

Caminhos de peregrinação pelo mundo.

Um dos caminhos de peregrinação mais famosos é o de Santiago de Compostela. Ele está localizado na Espanha e formado por muitos caminhos que levam até a cidade de mesmo nome. Segundo a lenda, é lá que os restos mortais de um dos seguidores de Cristo, São Tiago Apóstolo, encontra-se enterrado.

Há ainda a peregrinação a Meca que é realizada pelos muçulmanos. Ela está localizada na Arábia Saudita e a religião islâmica a considera uma cidade sagrada. No Tibete também há a peregrinação de fiéis que vão ao Monte Kailash. Segundo a tradição, quem consegue percorrer 52 km num único dia terá boa sorte.

A Via Francigena é mais uma rota de peregrinação cujo caminho leva ao Santo Sepulcro, em Israel. Ela existe desde a Idade Média e sua origem é na Catedral de Canterbury, na Inglaterra, e segue até Roma.

Resumindo.

A peregrinação é realizada por motivos religiosos por devotos que desejam encontrar sentido para sua vida. Estar conectado com a natureza e com sua vida cristã são algumas das razões que levam alguém a fazer essa caminhada.

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe nossa página.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: