Visitando a Igreja de Sant ‘Antônio dei Portoghesi

A igreja de Sant’Antônio dei Portoghesi está localizada no Campo Marzio em Roma. É uma igreja barroca católica romana dedicada a Santo Antônio. Certamente é muito conhecida entre os lusófonos devido as missas celebradas em português.

A história da Igreja de Sant ‘Antonio dei Portoghesi

Em meados do século XVI, esta igreja foi dedicada a Santo Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo Antônio de Pádua. Esta foi a primeira e única igreja em sua homenagem na cidade de Roma até 1866, quando outra igreja dedicada a Sant’Antonio foi construída na via Merulana.

Uma placa inserida na parede à direita da entrada indica que o italiano Sant’Antônio da Padova é o mesmo português Santo Antônio de Lisboa. O edifício original foi construído entre 1440 e 1447, durante o pontificado de Eugênio IV.

No século XVI, a estrutura foi provavelmente considerada modesta demais para representar adequadamente a monarquia de Portugal, então decidiu-se pela sua inteira reconstrução.




A reconstrução foi projetada por Gaspare Guerra. A fachada, que sem dúvida, representa a principal característica da igreja, que foi construída de acordo com um projeto de Martino Longhi “Il Giovane” (1636-1638).

 A fachada é marcada por uma grande janela,e o enorme brasão da casa Real de Bragança e duas figuras de anjos sentados.

Todo o esplendor visível no lado de fora é ainda maior dentro da igreja. Na igreja de Sant ‘Antonio dei Portoghesi o ambiente é a o mesmo tempo suntuoso e acolhedor, tudo ressaltado por uma extraordinária gama de obras de arte em mármore.

Di Livioandronico2013 - Opera propria, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=42462860
Di Livioandronico2013Opera propria, CC BY-SA 4.0, Collegamento

 Algumas passagens arquitetônicas 

A arquitetura da igreja segue a forma de cruz latina. Possui um grande corredor e duas capelas situadas nas laterais  ( capela de são João Batista e capela de santa Catarina ). Possui também grandes portais. No portal central um anjo alado em mármore rodeado de festões é presente dentro uma estrutura triangular. Em suma é muito rica de detalhes, de ouro e mármore.

O telhado foi rebocado por Pompeo Gentile e pintado por Salvatore Nobili.

Na primeira capela, se encontra o monumento neoclássico em homenagem ao cônsul português Alexandre de Sousa Holstein que foi esculpido por Antonio Canova em 1806; na segunda capela uma pintura representa o batismo de Cristo, obra de Giacinto Calandrucci e outra a circuncisão de João Batista, de autoria de Nicolas Lorrain. Um segundo monumento na capela é também de Calandrucci. No altar-mor também se encontra uma pintura muito interessante, “A aparição da Virgem”.

A outra capela inclui um monumento funerário ao embaixador Manuel Pereira de Sampaio, obra de Pietro Bracci, de 1750. Também  apresenta três obras de Lorrain: a Natividade, a Adoração dos Magos e o descanso no Egito. A primeira capela à esquerda apresenta a Madonna com o Menino no altar e os santos Antonio de Pádua e Francesco di Antoniazzo Romano.

Quando visitar a Igreja de Sant ‘Antonio dei Portoghesi

igreja de SantAntonio dei portoghese

Di LalupaOpera própria, CC BY-SA 3.0, Collegamento

A igreja é aberta de segunda a sexta, das 8.30 às 13.00 e das 15.00 às 18.00. Aos Sábado das 8.30 às 12.00 e das 15.00 às 18.00. Aos domingos a entrada é das 9:00 às 12:00. No domingo às 17:00 se celebra a missa em português.

O IPSAR ( Instituto Português de santo Antônio em Roma ), com seus arquivos históricos e biblioteca pode ser visitado e é possível também organizar uma visita guiada. Para mais informações contatar o IPSAR.

  • tel: 0039 0668802496
  • www.ipsar.org
  • email segreteria@ipsar.org / appuntamentiipsar.org

Como chegar a Igreja de Sant ‘Antonio dei Portoghesi

Com o metrô linha A parada Piazza di Spagna

Endereço: via dei Portoghesi, 2 Campo Marzio – Roma centro

Onde Comer

No Campo Marzio, perto da igreja de Sant’Antonio dei Portoghesi, existem várias restaurantes abertos para o almoço ou jantar. Os melhores restaurantes da região são:

  • “Que te Pongo”, recomendado especialmente para os amantes da cozinha mediterrânica e salmão;
  • O Porto di Ripetta2, famoso pelos excelentes pratos à base de peixe.
  • “Pastificio Guerra”, é possível saborear pratos típicos italianos e um excelente fast food.
  • “Jumangi”,especializado em sanduíches veganos e tradicionais.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: