Visitando o Fórum Romano

A capital de um dos impérios antigos mais poderosos do mundo, Roma, é um lugar fascinante que atrai milhares de pessoas anualmente. Com seus prédios e monumentos de tirar o fôlego, a exemplo do Fórum Romano, a Cidade Eterna merece uma visita pelo menos uma vez.

Embora leve uma vida inteira para ver tudo o que tem para ofertar, como incríveis obras de arte, o charme de cidade pequena, um ritmo tranquilo de vida e a culinária de renome mundial. Ao passar por este lugar, não deixe conhecer os principais cartões postais da cidade.

Abaixo falaremos sobre um destino específico, que fica próximo ao Monte Palatino e também do Coliseu!

Fórum Romano – o que é isso?

O Fórum Romano foi onde a vida religiosa e pública na Roma antiga começou. Após a queda do Império, o Fórum foi esquecido e pouco a pouco foi enterrado sob a terra. Embora no século XVI já fosse conhecida a existência e a localização dele, apenas no século XX que as escavações foram realizadas e o local descoberto.

Curiosamente, o local onde o Fórum foi construído era originalmente uma área pantanosa. Do que era pântano, os romanos drenaram a área e a transformaram em um centro de atividade política e social. Lá estava o mercado de Roma e, mais tarde, um espaço de reunião para procissões, julgamentos e combates entre gladiadores.

Durante o Renascimento, a área do foi usada para extração de mármore e como pedreira. No entanto, não foi até 1898 que as escavações começaram a ser realizadas, revelando o que vemos hoje.

Forum Romano

Vislumbre da Roma Antiga!

Uma caminhada ao redor do prédio possibilita ao  turista um vislumbre do antigo Império Romano. O Fórum foi o lar de alguns dos edifícios mais antigos e importantes da Roma antiga, incluindo santuários e templos, como a Casa das Virgens Vestais.

O Fórum foi então abandonado algum tempo na Idade Média, e ao longo do tempo, enterrado sob camadas de terra, alguns templos foram transformados em igrejas, permitindo a sua preservação no decorrer do tempo.





Ao visitar o espaço, o que você verá é uma massa de ruínas, isso porque com a influência do tempo, a construção foi corroída e coberta por terra. No entanto, a beleza e grandiosidade da construção não perdeu sua imponência com o passar dos anos. Por isso vale muito a pena visitá-lo.

Uma curiosidade é que o Fórum Romano e o Monte Palatino ficam ao lado um do outro e você pode andar livremente entre os dois. O bilhete de entrada também lhe dá acesso ao Coliseu, que fica ao lado de ambos, e é válido por dois dias, cobrindo as três atrações.

Pontos de interesse

Além do grande número de templos que pode ser encontrados no Fórum Romano (Saturno, Vênus, etc.), vale a pena dar uma atenção especial aos seguintes pontos de interesse:

Arco de Tito

Este é um arco triunfal que comemora a vitória de Roma sobre Jerusalém. Foi construído após a morte do imperador Tito.

O Arco de tito no Forum Romano
O Arco de Tito no Forum Romano
Templo de Antonino e Faustina

Construído no século II, o Templo de se destaca como o mais bem preservado do Fórum Romano.

Via Sacra

Esta era a rua principal da Roma antiga que ligava a Piazza del Campidoglio ao Coliseu.

Arco de Septímio Severo

Um arco do ano 203 a.d para comemorar o terceiro aniversário de Septímio Severo como o imperador.

Coluna de Focas

Erguida no ano 608 d.C. em homenagem ao imperador de Bizâncio, a coluna, que tem mais de 13 metros de altura, é uma das poucas que permaneceram em pé desde que foi construída.

Basílica de Maxêncio e Constantino

Embora grande parte da construção esteja a destruída, seu tamanho sugere que era um dos edifícios mais importantes do Fórum.

A Cúria

Neste edifício, o Senado se reuniu para tomar decisões administrativas e sobre o governo romano.

Saiba que visitar Roma sem andar pelo Fórum é como ir a Paris sem ver a Torre Eiffel. Ao viajar pela Via Sacra, feche os olhos e imagine-a funcionando 20 séculos atrás, quando Júlio César estava por lá.

O Fórum Romano é um dos lugares mais bonitos e interessantes da cidade. Certamente o lugar ideal para passear entre seus templos para absorver e admirar toda a sua história sem ficar entediado.

Detalhe das colunas no Forum Romano
Detalhe das colunas no Forum Romano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: