Canova Eterna Beleza
Canova Eterna beleza ( Canova.Eterna bellezza em italiano ). Esse é o nome da mostra que promete emocionar a capital italiana nos próximos meses.
Apartir do dia 09 de outubro no “Museo di Roma in Palazzo Braschi” uma mostra-evento do mestre da escultura Canova. Canova é inegavelmente considerado um dos mais importantes representantes do neoclassicismo.
Canova Eterna Beleza é decerto um reflexo da maravilhosa relação entre o artista e Roma. A capital, certamente foi uma importante inspiração e o centro da sua atividade em todos os aspectos. Roma certamente foi palco todas as suas obras mais importantes.

A mostra Canova Eterna Beleza vai contar com mais 170 obras. Entre elas, trabalhos importantíssimos, peças exclusivas conseguidas graças a inúmeros empréstimos de colecionadores e museus importantes.
Quem foi Antonio Canova
Antonio Canova nasceu no dia 01 de novembro de 1757 em Possagno ( Treviso ) a mais ou menos 80km de Veneza. Aos 4 anos se tornou órfão de pai. Com o segundo matrimonio sua mãe se mudou para uma cidade vizinha e Canova passou a viver com os avós paternos em Possagno. Seu avô era um escultor habilidoso e de discreta fama, percebendo a habilidade do neto começou a ensiná-lo sua arte.
É certamente possível afirmar que todos esses eventos influenciaram a vida e a arte de Canova. A prova disto, desde muito pequeno já realizada pequenas esculturas em argila. Por volta dos 7/8 anos em um jantar na casa de uma nobre família vêneta, encantou a todos esculpindo em um pedaço de manteiga uma pequena estátua de um leão.

Pouco tempo depois Canova começou a estudar e a dedicar-se ao seu aperfeiçoamento profissional. Em 1768 Canova já fazia parte da “oficina de escultura Torretti”, considerada por muitos uma verdadeira escola de arte.
Ao propósito, foi graças a família Torretti, Canova foi a descoberta da rica, culta e artística Veneza.
Logo após o seu período em Veneza, Canova se mudou para a cosmopólita cidade de Roma. Foi em Roma que Canova realizou grande parte dos seus trabalhos e que resultaram na sua imensa fama.
Algumas obras importantes de Canova
Entre as inúmeras obras importantes do grande mestre Canova vale a pena mencionar as seguintes:
- Napoleão Bonaparte como Marte pacificador, Apsley House, Londres.
- Teseu vencendo o Minotauro (1781-1783), Victoria and Albert Museum, Londres
- Perseu com a cabeça da Medusa, Museus Vaticanos, Vaticano
- Orfeu (1757-182), Museu Hermitage, São Petroburgo
- Pauline Bonaparte como a Vênus vencedora, Galeria Borghese, Roma
- Madalena penitente, versão do Palazzo Doria Tursi, Gênova
Canova Eterna Beleza informações úteis
Museu di Roma
-Endereços: Entrada Piazza Navona n2 e da Piazza San Pantaleo, n10 Roma
-Até quando: Do dia 09 outubro ao dia 15 março 2020
-Horários: todos os dias das 10 às 19 horas, a bilheteria fecha às 18 ( nos dias 24 e 31 de dezembro encerramento as 14 horas. Enfim, nos dias 25 dezembro e 01 de janeiro o museu permanece fechado )
– As entradas variam entre 9,50 e 19 euros. É possível visitar somente o museu, somente a mostra ou os dois juntos.
Os bilhetes podem ser comprados diretamente no local ou então no site do museu no link abaixo: