A Basílica de Santa Cruz em Florença

A Basílica de Santa Cruz é certamente uma das maiores e mais antigas basílicas franciscanas existente no mundo. De uma magnificência espetacular, ela consegue encantar qualquer pessoa que a visite. Nela é possível perceber marcas de alguns artistas muito influentes como é o caso de Agnolo Gaddi, Giotto, Donatello e Brunelleschi

É comum que as basílicas italianas tenham obras feitas por grandes artistas. Entretanto, Santa Croce se difere das demais por não conter apenas obras de grandes gênios. Afinal, nela encontram-se os restos mortais de boa parte dos artistas do Renascimento, música, literatura entre outros.

 É por tudo isso que esta basílica recebeu o apelido de “O Templo das Glórias Italianas”. Com isso fica claro o porquê de tirar um tempinho durante a viagem para conhecê-la um pouco mais.

O que ver na Basílica de Santa Cruz

basílica de santa cruz
basílica de santa cruz em Florença

Uma das primeiras coisas que chamam atenção quando se entra nessa igreja é a quantidade de tumbas que ali existe. No chão e nas paredes é possível observá-las já que no total são 276.

 Nelas repousam personagens de grande importância como é o caso de Michelangelo Buonarroti que faleceu em Roma e foi traduzido por seu sobrinho às escondidas. Além dele existem tumbas de outras figuras muito importantes como é o caso de Galileu Galilei, Lorenzo Bartolini, Leonardo Bruni entre tantos outros.

 Mas engana-se quem pensa que somente há as tumbas para conhecer nesta basílica. Afinal, há uma obra que é bastante requisitada que é a Crucificação de Donatello feita totalmente em madeira e que é uma obra prima do artista. Além dessa importante feitura de Donatello existem outras do próprio artista e de outros que ali estão expostas.

Alguns ótimos exemplos são o Púlpito de Mármore de Benedetto da Maiano e Anunciação Cavalcanti de Donatello.

 A Última Ceia, uma obra sem igual criada por Giorgio Vasari pode ser observada na Basílica de Santa Cruz. Ela foi danificada na enchente que ocorreu em 1966 e em 2016 voltou a ser exposta. Mas além desse afresco é possível admirar outros como o Triunfo da Morte que Andrea Ocagna fez.

 O que dizer então da obra Descida ao Limbo que Agnolo Bronzino criou? Uma verdadeira obra prima. Outros artistas que possuem afrescos ali expostos são Cigoli, Salviati, Alessandro Allori, Della Robia, Giotto, Donatello, Nardo di Cione, Domenico Veneziano, Lorenzo Monaco, Lorenzo di Niccolo e Pietro Nelli.

 Giotto foi o responsável por decorar duas capelas que estão à direita do altar. A Capela Bardi que conta a história de São Francisco de Assis e a Capela Peruzzi que traz histórias de São João Batista e Evangelista. Taddeo Gaddi foi quem fez o afresco da Capela Baroncelli com a história da vida de Maria.

 Já o filho desse artista, Agnolo Gaddi, foi quem fez o afresco na Capela Maior contando a história da Verdadeira Cruz. Na Capela Niccolini há uma concentração de obras de arte com beleza incomparável que vale a pena conhecer. Há ainda a Sacristia com sua mesa de madeira grande onde foi apoiado o corpo de Michelangelo.

 Sem falar na grande cruz feita em madeira que foi realizada por Cimabue no ano de 1280. Ela foi engolida pelas águas e por isso seu estado de conservação não parece ser dos me

Onde fica e quando visitar a Basílica de Santa Cruz

A Basílica de Santa Cruz está localizada na cidade italiana de Florença que possui diversos atrativos turísticos sendo que um dos principais é essa igreja. Ela é aberta para visitação de segunda a sábado das 9h30 às 17h. Entretanto, aos domingos e dias de feriados religiosos seu funcionamento é diferente.

 Nos dias 6 de janeiro, 15 de agosto, 1 de novembro e 8 de dezembro ela abre das 14h até às 17 horas. Ela encontra-se fechada nos dias 1 de janeiro, 13 de junho, 4 de outubro, 26 de dezembro, Páscoa e Natal.

Resumindo…

A Basílica de Santa Cruz está localizada na cidade de Florença, na Itália. Ela é conhecida por conter inúmeros túmulos de personagens importantes da história como Galileu Galilei e Michelangelo, por exemplo.

 Esse conteúdo lhe ajudou? Comente, deixe sua opinião e compartilhe nossa página nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: