A Basílica de Santo Eustáquio em Roma

Hoje vamos visitar a encantadora Basílica de Santo Eustáquio, isso mesmo, aquela com uma cabeça de cervo na fachada. Localizada no coração da cidade, a dois passos do Panteão e da Praça Navona, é considerada uma obra-prima da arquitetura.

Considerada como a cidade com as mais belas igrejas do mundo, Roma é certamente o destino ideal para turistas de todo o mundo. Roma é também sede da igreja católica, além de ser o berço do cristianismo. Graças a tudo isso, a cidade lidera e recebe cada vez mais visitantes e peregrinos em busca do turismo espiritual.

A História da Basílica de Santo Eustáquio em Roma

Construída em 1213, a Igreja de Santo Eustáquio era apenas uma pequena capela que abrigava algumas relíquias pertencentes ao povo romano.

Dentro da Basílica de Santo Eustáquio
Dentro da Basílica de Santo Eustáquio

Devido ao número crescente de fiéis, no ano de 1532 iniciaram-se as obras para a ampliação da basílica. Como acontece um muitos casos em grandes construções as obras se concluíram somente 105 anos depois, no ano de 1637.

A igreja foi projetada pelo arquiteto italiano Domenico da Cortona .Em 1532 ela foi consagrada pelo arcebispo de Paris, Jean François de Gondi.

No século XIX a igreja passou por outra grande restauração comandada por Victor Baltard; ele reparou o púlpito, o “corpo” do órgão musical, as pinturas e o altar. Ao longo dos séculos passou por muitas reformas e restaurações, transformando-se em uma magnífica construção.

A origem deste lugar de orações e preces, no entanto, certamente está relacionada a vida do general romano, Plácido. Um dia, enquanto comandava suas tropas a mando do imperador Trajano, Plácido deparou-se com um cervo.

Conhecido por suas habilidades com um arco e flecha e exímio caçador, preparou-se para abater o animal, mas, naquele momento, percebeu que existia uma cruz brilhante entre os chifres do animal.

Bastante comovido pelo acontecimento, Plácido e todos os membros de sua família converteram-se imediatamente ao cristianismo. A partir daí, o general adotou para si um outro nome: Eustachion, nome grego que significa “boa sorte”. 

A Basílica de Santo Eustáquio
A Basílica de Santo Eustáquio

Melhor Época para Visitar e Conhecer a Basílica de Santo Eustáquio

É bem difícil dizer qual é a melhor época para visitar e conhecer a Basílica, pois Roma, assim como todos os seus pontos turísticos, são incríveis em qualquer estação do ano. 

Contudo, nos meses de março até junho, assim como setembro, outubro e o primeiro semestre de novembro são considerados os melhores devido ao clima ameno da cidade.

O Que Conhecer ao Visitar a Basílica

Apesar de ser classificada como uma basílica menor, a Basílica de Santo Eustáquio em Roma, não perde em nada para as maiores.

A fachada

A fachada já é uma obra de arte incrível, toda no estilo barroco, simboliza toda a sua história, no alto é possível ver uma cabeça de cervo que gera curiosidade, e relembra o acontecimento com o antigo general.

O seu Interior

O teto Basílica de Santo Eustáquio
O teto Basílica de Santo Eustáquio

O interior da basílica surpreende a todos pelo seu variado acervo de obras de artes, uma linda capela, as relíquias de Santo Eustáquio e a linda imagem de Santa Terezinha.

A abóbada da Basílica tem no seu meio, uma representação do Divino Espírito Santo, toda esculpida em folhas e flores em alto relevo, que destacam ainda mais a sua imponência e sofisticação já para os padrões da época.

O famoso arquiteto italiano Nicola Salvi projetou o altar-mora mando então Cardeal Neri Corsini. Totalmente construído em metal dourado e mármore branco, o altar guarda uma urna com todas as relíquias de Santo Eustáquio.

Quase completamente coberta pelo maior órgão do mundo, a parte superior da basílica é um espetáculo a parte. Este foi feito especialmente para a igreja em 1767 pelo construtor austríaco de órgão, Johann Conrad Werle em 1767.

A Casa da Misericórdia

Na basílica há uma estrutura chamada de Casa da Misericórdia, que desde 2016, com apelo do Papa Francisco, passou a receber doações e hoje oferece refeições gratuitas aos necessitados.

Visite a A Basílica de Santo Eustáquio em Roma

Visitar Roma e não conhecer a Basílica de Santo Eustáquio é um verdadeiro pecado. Uma das mais lindas igrejas da cidade, esta recebe milhares de turistas todos os anos e é uma ótima opção para quem busca sossego, passear pela história e alimentar fé.

Basílica de Santo Eustáquio 2
Basílica de Santo Eustáquio 2

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: