A criação de Adão

A Capela Sistina é inegavelmente um dos lugares mais incríveis que o turista pode conhecer ao visitar Roma. Nela há um detalhe impressionante em seu teto, um extenso afresco conhecido por A Criação de Adão. Michelangelo foi o responsável por conceber esta cena entre os anos de 1508 e 1512.

 Os detalhes desse afresco impressionam e certamente são incapazes de passar despercebidos. Afinal, ele mostra o momento exato que Adão recebeu a energia da vida de Deus. Não é a toa que esta pintura é considerada a obra prima deste artista.

 Michelangelo ainda fez outras representações de cenas bíblicas além de figuras proféticas na capela,  todavia A Criação de Adão é a que mais chama a atenção de quem visita o lugar.

História da Capela Sistina e A Criação de Adão

A Capela Sistina foi construída entre os anos de 1477 e 1480. Ela está localizada no Vaticano e sua construção se deu por vontade do Papa Sisto IV. Ela é assim chamada como uma forma de homenageá-lo já que ele foi o responsável por ordenar sua construção.

A criação de Adão 1
A criação de Adão 1

Neste local são realizados diversos eventos que são importantes para a Igreja Católica como o conclave, por exemplo. Em seu teto existem diversos elementos pintados que fazem parte do plano de decoração. Entre eles está o afresco O Juízo Final que se encontra na parede do altar e foi pintado por Michelangelo.

 O artista possui outras obras nesta capela sendo que o mais conhecido é o que se encontra no teto da capela, A Criação de Adão. Quem solicitou este trabalho foi o Papa Júlio II. Esta pintura compõe nove cenas de Gênesis que estão ali pintadas sendo que ela é a mais famosa.

 Ela é igualada apenas a Mona Lisa que foi Leonardo da Vinci quem a criou.

Detalhes da pintura de Michelangelo

A Criação de Adão é considerada um dos maiores tesouros que a Santa Sé possui. Um detalhe que chama a atenção e um símbolo da influência que possui é o encontro das mãos de Deus com as de Adão. Tal ato já foi retratado diversas vezes tanto na arte quanto na cultura popular.


Um ancião barbudo representa Deus. Ele está envolto em um manto que também é dividido com alguns anjos. No braço esquerdo encontra-se uma figura feminina que muitos interpretam como Eva mesmo que ainda não tenha sido criada. Já o braço direito está esticado para conceder o poder da vida a Adão.

A criação de Adão
A criação de Adão

Em contrapartida, Adão encontra-se com o braço esquerdo estendido na direção do Criador. A distância que separa o Criador de sua criatura é muito pequena. Esta é uma composição artística e visa representar o que diz Gênesis 1:27: “Deus criou o homem a sua imagem e semelhança”.

 O desenho é composto por várias figuras humanas sendo que algumas estão vestidas e outras desnudas. Isso permitiu que Michelangelo conseguisse demonstrar sua habilidade e ainda inspirou e inspira várias gerações de artistas.

 A obra A Criação de Adão que se encontra no teto da Capela Sistina é de uma beleza sem igual que tira o fôlego de qualquer visitante. Tanto admiradores da arte de Michelangelo quanto fiéis da igreja visitam o lugar o ano inteiro.

Em suma…

A Capela Sistina é um lugar excepcional que possui diversas pinturas impressionantes. A mais conhecida é A Criação de Adão que foi pintada por Michelangelo. Ela é apenas uma de outras pinturas que o artista fez na capela e que representa uma cena bíblica.

 O que você achou do nosso conteúdo? Ele foi útil para você? Comente, deixe sua opinião e compartilhe nossa página nas redes sociais.

Um comentário em “A criação de Adão

  • 3 dezembro 2018 em 9:08
    Permalink

    Excelente citação referente a esse lugar magico que é a Capeta Sistina. Tivemos, eu e minha amada esposa, a oportunidade de visitar a Capela assim como vários outros pontos da Roma antiga no ano de 2013 e ficamos boquiabertos de ali estar admirando tais pinturas. é realmente algo que nos deixa de pescoço doendo e alguns chegam a se deixar no chão para admirar sem ficar com torcicolo. Quem estiver em Roma não pode perder a oportunidade de visitar a Capela Sistina. Dica…no ultimo domingo de cada mês a visita ao Museu do Vaticano onde se localiza a Capela, é gratuita.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: