A Igreja Santa Maria del Popolo

 

A Igreja Santa Maria del Popolo é uma das principais igrejas de Roma e apesar de sua fachada simples, o seu interior possui uma decoração incrível e extremamente rica em detalhes. Nas varias capelas estão presentes inúmeras dos mais importantes artistas italianos como por exemplo Caravaggio.

Santa Maria de Popolo traduzida em português Santa Maria do Povo, fica em um dos principais pontos turísticos de Roma. Ela fica bem colada nos muros aurelianos e possui diversas histórias a respeito de sua construção.




Considerada uma basílica menor, a Igreja de Santa Maria del Popolo possui características um pouco diferentes das outras igrejas romanas. O teto dessa igreja é muito mais baixos do que os tradicionais, sendo praticamente nú. Quer dizer, sem adornos que causem impactos visuais aos visitantes.

No entanto, as capelas que compõem a igreja recebem toda essa importância no acabamento dos detalhes, inclusive no teto.

Santa Maria do Povo

Um pouco da história da Igreja de Santa Maria del Popolo

A Igreja de Santa Maria del Popolo possui várias versões acerca de sua história e construção. Para que você possa ficar por dentro delas, iremos te contar resumidamente quais são as histórias sobre essa igreja.

A primeira versão da história diz que a igreja foi edificada após solicitação do papa Pascoal no ano de 1099. Naquele ano, o papa solicitou a criação da igreja para comemorar a libertação do Santo Sepulcro das cruzadas.

A segunda versão já conta algo muito diferente. Segundo relatos, dizem que a igreja foi edificada após um pedido da Virgem Maria, que apareceu no sonho do papa em 1099 e pediu para que ele construísse uma pequena capela.

Existe também a terceira versão da história, onde acredita-se que o espírito do Imperador Nero ficava assombrando aquela região, pois ele foi morto ali.

Com isso, para resolver essa situação e afastar o espírito do imperador ou de qualquer outra pessoa, foi construída a igreja onde antes era uma árvore de castanha.

Conversão de São Paulo – Obra do pintor Caravaggio presente na capela Cerasi dentro da igreja de Santa Maria do Povo

 

Você pode se perguntar porque justamente onde era a árvore de castanha, sendo que poderia ser em qualquer lugar, correto?! Não, há uma justificativa segunda a lenda.

Dizem que a árvore era responsável por atrair corvos de aspecto demoníaco e por isso deveria ser retirada para que algo santo fosse construído no lugar e acabasse com essa maldição.

A capela construída pelo papa Pascoal foi ampliada posteriormente pelo papa Gregório IX, tornando-se desta forma uma igreja.

Entre os anos de 1472 e 1477, o papa Sisto IV pediu que os artistas Baccio Pontelli e Andrea Bregno reconstruíssem a igreja para que fosse entregue aos frades lombardos. Posteriormente, a igreja sofreu novas alterações em sua arquitetura, pois Bernini pediu ao papa da época para renovar a igreja com um aspecto barroco mais atual.

Crucificação de São Pedro – Obra do pintor Caravaggio presente na capela Cerasi dentro da igreja de Santa Maria do Povo

Quando visitar a Igreja de Santa Maria del Popolo

Durante o verão na Europa os pontos turísticos costumam receber mais visitantes, até porque o clima encontra-se mais agradável. Se você está em uma peregrinação, com certeza visitará a Igreja de Santa Maria del Popolo. Contudo, se não pretende visitar a igreja, acredito que a Piazza del Popolo esteja já na sua lista.

Então, para que você possa economizar e aproveitar melhor o tempo, inclua a igreja em sua programação quando você for fazer uma visita na Piazza del Popolo.

A igreja funciona de segunda à quinta no horário das 10h30min às 12h30min e das 16h às 18h30min. Na sexta e sábado o horário é de 10h30min às 18h30min. Aos domingos e feriados o horário que você deve ir é das 16h30min às 18h30min.

Em resumo…

Que tal visitar a Igreja de Santa Maria del Popolo? Você com certeza não irá se arrepender, até porque ela é uma das principais igrejas de Roma e para um bom peregrino é muito importante dar uma passadinha por lá para conferir os detalhes da igreja.

Dentro da igreja de Santa Maria do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: