A Porta Santa no Vaticano

A abertura da Porta Santa no Vaticano é uma tradição religiosa que marca o início de um ano santo. Conheça mais sobre a Porta santa da Basílica São Pedro no Vaticano, na Itália.

O que é a Porta Santa?

A abertura da Porta Santa é um símbolo do catolicismo, marcando o início do ano santo e as comemorações do jubileu.

O ano santo é uma tradição católica definida no livro Levítico 25. De fato representa o ano em que os judeus viviam dos frutos naturais da terra, sem plantar.

A comemoração do ano santo ocorre a cada 25 anos começando no dia 24 de dezembro no Vaticano. Iniciando com a abertura da Porta da Basílica São Pedro e em seguida todas as Portas Santas do mundo.

Por tradição, quem abre a porta é o papa em exercício ou algum cardeal indicado pelo líder religioso.

O que significa passar pela Porta Santa?

A abertura da porta é uma grande tradição, mas além disso, as pessoas que passam por essa porta ganham uma indulgência plenária.

Isso significa que você ganha uma graça especial, uma renovação espiritual, abandonando os pecados e recomeçando como um novo fiel.

Por que a Porta Santa é aberta apenas a cada 25 anos?

A porta da basílica do Vaticano, na Itália, é aberta durante o jubileu que acontece a cada 25 anos pois esses são os Anos da Misericórdia.

Ou seja, é a época em que Deus está mais disposto a responder nossas preces, cedendo o perdão e a renovação da nossa espiritualidade.

Quando será a próxima abertura da Porta Santa?




A porta se abre a cada 25 anos, a última foi aberta no ano 2000, onde o Papa João Paulo II abriu não apenas a porta da Basílica de São Pedro como também todas as 4 portas das Basílicas italianas.

O próximo jubileu acontecerá no fim de 2025, então temos tempo para nos prepararmos para visitar as basílicas e renovarmos nossa fé e esperança.

Detalhe do Anjo na porta Santa no Vaticano
Detalhe do Anjo na porta Santa no Vaticano

Lembrando que a primeira abertura da Porta Santa ocorreu em 1423, quando o Papa Martinho V abriu o ano do jubileu com a Porta da Basílica de São João de Latrão.

Já no natal de 1499 o Papa Alexandre VI ordenou que as quatro portas das grandes basílicas do Vaticano fossem abertas, e assim se iniciou essa tradição.

Qualquer pessoa pode passar pela porta?

A viagem à Itália pode ser uma renovação de sua religiosidade. Para passar pela porta aberta você deve realizar um ritual, que consiste em:

  • A pessoa deve se confessar;
  • A pessoa deve comungar;
  • A pessoa deve rezar pelas intenções do Papa.

Após realizar esses passos você pode passar pela porta e receber sua indulgência e renovar a sua espiritualidade.

Porém vale lembrar que passar pela porta é simplesmente um ato simbólico. O sentimento de renovação acontece devido a sua fé e devoção. Ou seja, com real desejo de mudar e melhorar as suas ações no dia a dia.

Conheça mais sobre o turismo religioso da Itália

O Vaticano é um destino maravilhoso para você passar suas férias. Certamente é muito recomendado visitar a Porta Santa, principalmente se for ano jubileu.

Acompanhe nossos conteúdos e descubra mais sobre as atrações religiosas que a Cidade Estado pode oferecer durante as suas férias.

Vaticano
Vaticano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: