Conheça o Templo de Minerva em Assis

O Templo de Minerva, também conhecido pelos católicos como a Igreja de Santa Maria sobre Minerva. Certamente é uma das igrejas mais visitadas por peregrinos do mundo inteiro. Eventualmente em sua passagem por Assis não deixe de visitar esse incrível tesouro .

O Templo de Minerva na História

A mando de Gneus Cesius e depois Titus Cesius, por volta do século I a.C o templo de Minerva original foi construído.

Localizado na Piazza del Comune, em Assis, era um local da cidade onde a vida social, cultural e política das sociedades medievais da região da Úmbria acontecia, entre elas o paganismo, especialmente à adoração ao semi deus Hércules.





Desde o abandono do paganismo no século V, o templo foi totalmente abandonado e esquecido, servindo de abrigo para leprosos.

A partir do século VI, o templo de Minerva foi restaurado e passou a ser usado como igreja cristã pelos monges beneditinos. O templo foi ao propósito dividido em dois andares. Na parte superior uma biblioteca e na parte inferior uma igreja que fora dedicada a São Donato.

No século XIII, a recém formada comuna de Assis, alugou o prédio para ser utilizada como sua sede administrativa, o que permaneceu de 1215 até 1270. Após esta data, vários saques ocorreram, o que obrigou a comuna de Assis a abandonar as instalações. Por fim, elas passaram a ser usadas como cadeia municipal até o final do século XV.

Piazza del Comune (Foro Romano) and Tempio di Minerva, Assisi, Umbria, Italy, Europe

O Templo de Minerva e sua Incrível Arquitetura

Ainda hoje o templo de Minerva conserva sua fachada original, a mesma que dava de frente para a praça romana. Também conhecida como Piazza del foro romano. Desta construção ainda restam seis colunas apoiadas em pedestais que levam até os primeiros degraus de entrada do templo.

Antigamente, existia uma inscrição com letras talhadas em bronze, que ainda hoje é possível ver os orifícios usados para a sustentação e a moldura que segurava a inscrição na parede.

Na época em que o Templo de Minerva era usado como cadeia municipal, algumas argolas foram fixadas nas paredes para castigar os detentos, com a construção da igreja no século XVI, estas foram removidas definitivamente.

Dedicação do templo a Maria

Por volta de 1530 o templo foi restaurado e passou a ser novamente ocupada como igreja.  Em 1539, o então Papa Paulo III, consagrou definitivamente o Templo de Minerva como dedicado à virgem Maria. Com efeito, ele  passou a se chamar, Santa Maria sopra Minerva ( Santa Maria sobre Minerva ).

Em 1613, a igreja foi doada aos frades da Ordem Terceira Regular de São Francisco, vindo a ser restaurada no século XII no atual estilo barroco.

Hoje peregrinos de todas as partes visitam a grande torre e ficam encantados com a vista da cidade de Assis. De lá é possível avistar os principais pontos turísticos, como Fortaleza Rocca Maggiore, basílica de Santa Maria dos Anjos. Certamente a catedral de São Rufino, além disso é claro, a Basílica de São Francisco.

By: Francesco Gasparetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: