Igreja de São Bernardino Alle Ossa em Milão

A Igreja de São Bernardino Alle Ossa em Milão é um lugar único e imperdível. Você não pode deixar de visitar essa igreja peculiar, construída em dedicação ao São Bernardino. A igreja possui uma decoração macabra, mas que encanta quem à visita, confira mais sobre essa obra arquitetônica.

A história Igreja de São Bernardino Alle Ossa

A história dessa igreja começa em 1145, onde a princípio existia um hospital e um cemitério construídos perto da Basílica de Santo Stefano Maggiore.

É provável que com a lotação do cemitério e as mortes que ocorriam no hospital tiveram que construir uma casa mortuária em torno 1210 para guardar os ossos e liberar espaço no cemitério.

Em 1269 foi construído uma igreja adjacente a esse depósito de ossos, a qual foi restaurada apenas em 1679, onde Giovanni Biffi utilizou ossos humanos para decorar as paredes do ossuário.

Em 1712 essa igreja foi consumida pelo fogo, sendo substituída por uma nova e maior igreja, agora projetada por Carlo Giuseppe Melo e dedicada ao São Bernardo, sendo nomeada como a Igreja de São Bernardino Alle Ossa.

Dentro da Igreja de São Bernardino

By: Pedro

A igreja é um local indispensável para você visitar enquanto estiver em Milão.

Ao entrar na igreja, à direita você encontrará um corredor que dá acesso à capela do Ossário.

As paredes dessa capela são forradas com ossos humanos, inclusive crânios, dando um aspecto sombrio e mórbido ao local.

Já no teto da capela se encontra um afresco pintado por Sebastiano Ricci, representando o triunfo das almas em um voo de anjos, o que contrasta lindamente com a obscuridade das paredes.

Curiosidades sobre a Igreja de São Bernardino Alle Ossa

Certamente, a igreja é um local especial da Itália que reúne peregrinos e turistas de todos os lugares do mundo. Devido a sua peculiaridade do local também possui algumas lendas urbanas e curiosidades históricas.

By: Pedro

A visita de Dom João V a Igreja de São Bernardino

No século 18 o rei de Portugal, Dom João V, visitou a igreja de São Bernardo. Ao propósito, ele ficou completamente impressionado pela capela dos ossos.

O encanto foi tanto, que após a visita de Milão, resolveu construir uma capela semelhante, a Capela dos Ossos em Évora.

São Bernardino no dia de finados

O dia 02 de novembro é o dia de finados na Itália. A lenda reza que todos os anos uma menina, a qual tem seus ossos no altar da capela, ganha vida.

Essa menina tem, então, a missão de reunir todos os esqueletos do local e executar uma dança macabra que pode ser ouvida da rua.

Quem quiser conferir a veracidade dessa lenda pode visitar a igreja na época de finados. Com muita sorte será possível ouvir os barulhos da dança macabra dos esqueletos.

Afrescos e decorações do ossárioDi G.dallortoOpera propria, CC BY-SA 2.5 it, Collegamento

Quando visitar a Igreja de São Bernardino Alle Ossa

A igreja de São Bernardo fica aberta ao público todos os dias da semana. De segunda a sexta das 8 da manhã até as 18 horas. Aos sábados das 09:30 da manhã até as 18 horas. Por fim, nos domingos das 09:30 da manhã até 12:30 horas.

São Bernardino Alle Ossa se localiza na Via Verziere, número 2. É possível usar o metrô para chegar até ela, utilizando as linhas vermelhas e amarelas das estações Duomo e Missori.

Conheça mais pontos peculiares de Milão para visitar

A igreja de São Bernardo é um destino indispensável para sua viagem até a cidade italiana. Além disso existem vários outros pontos turísticos que irão tornar a sua viagem inesquecível.

Acompanhe nossos conteúdos e descubra mais sobre a cidade e sobre esse fantástico país que é a Itália.

O altar barroco da capela do ossario
Altar barroco da capela do ossário Di Samoano – Opera propria, CC BY-SA 3.0, Collegamento

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: