Assis, comer bem e cuidar do Espírito

Não existe coisa melhor que poder conciliar uma viagem, comer bem e cuidar do espírito ao mesmo tempo. Se pensamos nisto Assis pode ser considerada como a nossa meta ideal. Assis e toda a região da Úmbria tem muito além da religião para oferecer aos seus visitantes. Ademais, além do aspecto religioso, sua gastronomia e comida local pode ser considerada como seu grande destaque.

Uma experiência única quando o assunto são as belezas naturais, lugares de interesse religioso e peregrinação. Mas sobretudo pela sua culinária e por uma gastronomia baseada na qualidade de pratos simples, porém com sabores únicos.

O grande diferencial da culinária de Assis são os seus ingredientes cultivados nas próprias terras. Certamente isso faz toda a diferença ao se pensar sobre o que comer em Assis.

Ao chegar em Assis, você irá se deparar com inúmeros restaurantes, tabernas, “trattorias” e cantinas cheias de carnes e queijos curados de todos os tipos, temperados com condimentos a base de trufas e azeite.

Condimentos da cozinha em Assis

Trufas negras

Um dos condimentos mais utilizados nesta área da Itália são sobretudo as trufas, em especial as pretas. São utilizadas principalmente para dar um toque e um sabor especial ao macarrão ou a caça.

Em muitos lugares esse tipo de condimento é bastante caro, então, ao escolher o que comer em Assis aproveite para se deliciar com saborosas receitas a base de trufas negras, cultivadas na região.

Azeite extra virgem

Azeite extra virgem
Azeite extra virgem




O azeite da região da Úmbria é inegavelmente o rei da cozinha. Com uma coloração dourada e límpida, o azeite extra virgem produzido na cidade de Assis, assim como em cidades próximas como Foligno, Spoleto, Trevi e Spelo, possui um sabor muito leve e agradável, o que o torna ideal para acompanhamento de qualquer prato, ou simplesmente para temperar um biscoito salgado ou uma fatia de pão caseiro. Uma opção barata e deliciosa para quem não sabe ao certo o que comer em Assis se estiver jejuando.

O que comer em Assis
O que comer em Assis

Bruschetta

 A Bruschetta é a rainha do café da manhã, preparada com uma fatia de pão caseiro, e temperada com um dente de alho amassado e mergulhado no azeite extra virgem, inclui uma fatia de queijo, e aquecida diretamente sobre o forno a lenha.

 Aqui também se prepara, a Bruschetta com trufa, temperada com creme de trufa e molho especial, esta é a receita de Bruschetta mais famosa e tradicional do mundo.

Aperitivo Tradicional da região da Úmbria

O aperitivo tradicional da Úmbria, inclui: queijo de cabra, capocollo, presunto, fatias de salame, linguiça seca ou lombo defumado. Esta receita é tipicamente servida com molho de alcachofra e azeitonas.

 Se ainda não sabe ao certo o que comer em Assis, saiba que segundo a tradição, esta era uma das receitas mais apreciadas pelo Papa Pio II, ao visitar a região.

As melhores massas frescas para se comer em Assis 

Stringozzi tradicional com trufas negras

 

Massa italiana Stringozzi
Massa italiana Stringozzi

Preparado com massa longa e fina, bastante regular, feito a partir de farinha e água, é bem semelhante ao fettuccine. Por se tratar de uma especialidade regional, os mesmos são temperados com trufas negras, e podem ser saboreados nos principais restaurantes no centro histórico de Assis, a partir de 25 euros.

Umbricelli especial adornada com panceta – bacon

Este espaguete é um dos mais preparados e certamente um dos preferidos dos peregrinos em Assis. É inegavelmente um prato muito nutritivo, preparado com bacon, molho de tomate, alho, cebola, queijo pecorino ralado e manjericão.

 Ele é conhecido como “Umbricelli” porque o formato comprido e rosqueado. A palavra umbricelli deriva do vocábulo umbrico quer dizer lombriga no dialeto de Perugia.

Toda a região possui uma gastronomia única, e ainda incluem carnes,  vinhos, doces, bolos e tortas, que você só irá encontrar ao visitar o centro histórico de Assis.

 Buon Appetito!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: