O Significado da Fé

A primeira definição de Fé dita pelo dicionário é relacionada diretamente á fé católica. Sua origem latina é da palavra FIDELITAS que significa “adesão”. Porém essa palavra pode ter diversos sinônimos como por exemplo “crer”, “ter confiança”, “esperar por algo maior’.

Ter fé é ser fiel à algo ou alguém. Algumas pessoas tem fé no governo, outras em outras pessoas mas o maior uso dessa palavra é na religião. A fé se baseia no que a pessoa acredita, pois para os cientistas, não existe uma comprovação física que Deus existe. A definição está também bem clara no versículo: “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. (Hebreus 11:1).





O Cristianismo prega que deve-se ter fé em Deus, o ser mais absoluto do universo. Nas sagradas escrituras Jesus, filho de Deus enviado á Terra para salvar os fiéis, diz diversas vezes que tem fé em seu Pai. Até mesmo nas vezes que estava no deserto passando por tremendas tentações, sua fé em Deus o mantinha de pé.

A Bíblia cristã mostra diversos exemplos de pessoas que fizeram coisas extraordinárias com base em suas crenças. Como é o caso dos 12 dicípulos de Jesus, que por acreditar no mesmo Deus se puseram a serviço do Senhor depositando sua confiança nele e mesmo depois de tantas turbulências, continuaram com a sua fé.

Outro grande exemplo é o de José que mesmo ao saber que Maria, sua esposa virgem estava grávida, não questionou que ela esperava o filho de Deus e a acolheu e protegeu de todos os perigos que enfrentavam.  E isso faz com que muitas pessoas questionem essa fé.

Outras, porém, dedicam suas vidas em requerimento de sua fé e tornam-se inteiramente dispostos a seguir os ensinamentos como as freiras e padres, que dedicam sua vida para servir a Deus. O poder da fé é tão grande que pode fazer-nos passar por dores e dificuldades em prol do que acreditamos.

O maior exemplo de fé que é descrito foi o sacrifício de Jesus Cristo. Ele que foi torturado e sofreu nas mãos de Pôncio Pilatos e depois de tudo isso morreu na cruz em prol de sua fé em que Deus o salvaria.

A fé dos cristãos se baseia em acreditar nas escrituras sagradas da bíblia, não há provas concretas que comprove que tudo aconteceu. Mas algo maior, como o encantamento das pessoas as faz seguir os ensinamentos.

A fé dessas pessoas construiu imensas e grandiosas basílicas e igrejas. Essa que durante muito tempo foi a grande imperadora do mundo, dominadora do grande Império Romano e que hoje proporciona grandes lutas pela paz e bem estar das pessoas, com o Âmbito do paraíso e a salvação de todas.

Foi a fé que sustentou essa religião tão antiga que é o Catolicismo e o sustentará por mais várias décadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: