Peregrinação em Assis, 06 coisas para ver e visitar

A peregrinação em Assis é considerada por muitos uma tapa fundamental para os católicos em visita a Europa, não que uma das principais metas do turismo religioso italiano.

A cidade de Assis na província de Perugia é famosa em todo o mundo sobre tudo graças ao santo Francisco e a ordem dos franciscanos ( a ordem recebeu esse nome em homenagem a são Francisco ), mas também surpreende e encanta com suas belezas naturais e históricas.

Os peregrinos devotos de são Francisco vindos dos quatro quantos do mundo visitam a cidade de Assis durante todo o ano para agradecer as bênçãos, pregar e homenagear este exemplo de homem que com a sua simplicidade e amor nos mostrou e mostra a verdadeira essência da vida e o caminho que nos conduz um pouco mais perto de Deus.




Dependendo da disponibilidade de tempo, 2 ou 3 dias são suficientes para se ver com razoável calma a cidade de Assis. Visitando em média 2 ou 3 pontos de interesse diariamente ( deixando algum tempo para o recolhimento e para as orações ), conseguiremos ao fim da nossa viagem conhecer as principais maravilhas da cidade do santo que também é denominado como “O santo protetor dos animais“.

Para os peregrinos que já estão com a viagem marcada ou que pretendam conhecer Assis algum dia, preparamos uma lista 06 coisas para ver e visitar ou fazer neste lugar único; mistura de aldeia, cidade e santuário:

  1. A Catedral de são Rufino
  2. O Templo de Minerva
  3. A Fortaleza Rocca Maggiore
  4. A Basílica de santa Clara
  5. A Basílica de São Francisco de Assis
  6. A Básilica de santa Maria dos Anjos

Clicando nos links acima é possível ter informações mais detalhadas sobre cada pontos de interesse. Além de construções e igrejas, Assis também é uma cidade repleta de colinas e com muito verde, a combinação ideal para os peregrinos ou turistas que procuram um lugar calmo e cheio de espiritualidade. AQUI uma lista de hotéis e B&B disponíveis na cidade.

Outra dica bem interessante sobretudo para quem vem em peregrinação, é o percurso que parte de Roma até Assis com paradas em várias cidades que marcaram a vida e a história de São Francisco. Essa peregrinação se chama Caminho dos Anjos ( ou Camino degli Angeli, em italiano ).

Como chegar em Assis:

Das principais cidades italianas como Milão, Florença e Roma é possível chegar até a cidade de Assis com os meios de transporte públicos ( trens e ônibus ) ou então alugando um carro. Aluguel de carros na Itália é muito conveniente e as estradas e autoestradas estão entre as melhores da Europa.

Para quem vem do norte da Itália em carro:

  • Auto estrada ( autostrada ) A14 Adriática, ⇒usar a saída Cesena, que fica a mais ou menos 150 quilômetros, ⇒ prosseguir por Perugia E45 ⇒saída Santa Maria deli Angeli nord.
  • outra opção é a Autostrada A1 del Sole, usar a saída Valdichiana ⇒e prosseguir na junção Bettolle-Perugia até chegar em Perugia ⇒ pegar a saída Assisi ⇒ e permanecer até a saída Santa Maria degli Angeli nord.

Para quem vem do sul da Itália em carro:

  • Auto estrada ( autostrada ) A14 Adriática, ⇒ saída Civitanova Marche, ⇒ continuando por Foligno até a saída Assisi Santa Maria degli Angeli nord
  • Auto estrada ( autostrada ) A1 del Sole, ⇒ usar a saída Orte ⇒ e proseguir pela auro estrada E45 na direção de Perugia-Cesena até chegar em Perugia ⇒ em seguida usar o desvio para Assis ⇒ até a saída Assisi Santa Maria degli Angeli nord.

Para quem deseja visitar Assis em trem:

  • A maneira mais fácil para se chegar em Assis com o trem é através da estação de trem em Florença. Da estação de Florença são disponíveis diariamente em média 12 viagens  para Assis. A linha se chama Firenze-Terontola-Perugia-Foligno e a parada se chama Assisi/S. Maria degli Angeli. Da estação é necessário pegar um ônibus até o estacionamento San Giovanni Paolo II que fica nas proximidades da basílica

Um agradecimento especial ao Padre Agustín Van Baelen pelas belíssimas fotos. Obrigado padre !

Gostaram do post? Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe a sua mensagem !

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: