Visitando os Museus Capitolinos em Roma

Os Museus Capitolinos ( Musei Capitolini )são simplesmente fantásticos e contam com obras de artes de beleza inigualável. Quem visita Roma, de fato não pode perder a oportunidade de ir a esses museus. Afinal, além de contar com obras maravilhosas ainda é possível se deliciar com um pouco mais dessa cidade italiana.

Roma é uma cidade surpreendentemente rica de história, beleza e cultura. Por isso, encontrar lugares majestosos que possuem essas características não é nada difícil. Entre esses lugares os museus em Roma se destacam devido a beleza e importância de suas obras. Ao propósito, são tantas atrações ali existentes que fica até difícil saber por onde começar.

Pensando nisso, preparamos esse post especialmente para você que deseja conhecer algumas das mais famosas obras de arte existentes em Roma. Vamos conferir?




O que são os museus capitolinos?

Roma possui inegavelmente diversos edifícios antigos e históricos. Os museus capitolinos na verdade são um conjunto de palácio que estão localizados bem no alto da colina Capitólio. Eles ficam bem ao lado de uma praça belíssima que Michelangelo desenhou há pelo menos 400 anos.

 O Museu Capitolino divide-se em 6 espaços que são: Palácio dos Senadores, Palácio dos Conservadores, Palácio Novo, Palácio Clementino-Caffarelli, Central Montemartini e Galeria Lapidaria. A coleção que se encontra nesses museus é majestosa e datam de diversos períodos.

O museu conta com um acervo que é considerado um dos mais ricos existentes no mundo. As peças estão espalhadas no Palazzo dei Conservatori, Palazzo Novo e Palazzo Senatorio. Mas a quantidade de peças que estavam guardadas era tão grande que foi preciso abrir uma filial, o Museu Centrale Montemartini.

Principais atrações dos Museus Capitolinos

 Para quem está com tempo vale a pena visitar os três prédios. Entretanto, se o tempo está corrido não deixe de ir ao Palazzo dei Conservatori. É ali que se encontra, por exemplo, a estátua equestre original de Marco Aurélio e fragmentos de algumas estátuas colossais. Contudo, uma das principais atrações é a estátua original da Loba Capitolina.

 Nela observa-se a figura da loba amamentando os irmãos Rômulo e Remo que segundo a lenda são os fundadores de Roma. Mas existem muitas obras de grande valor nesse palácio como, por exemplo, as pinturas de Tintoretto, Rubens, Tiziano e Caravaggio. Sem falar na coleção de bustos de alguns personagens ilustres.

By: Tim Adams

 Há ainda o Ritratto di Carlo I d’Angio de Arnolfo di Cambio que foi o primeiro retrato de um personagem vivo que foi esculpido. Nesse palácio ainda há algumas salas que são bem chamativas como a que é coberta por vidro. É nela que a estátua de Marco Aurélio está exposta.

 No Palácio Novo encontra-se um acervo com muitas estátuas do Antigo Egito. Entre elas, a que é considerada a mais bela é a da esfinge. Na Sala das Palomas e Galleria estão reunidos além de estátuas diversos bustos e placas de inscrições muito antigas.

Abaixo da Praça do Capitólio foi escavada a Galeria Lapidaria que faz a ligação entre os palácios do Museu. Nesse espaço encontram-se milhares de epígrafes tanto gregas quanto latinas. Elas remetem ao dia a dia de Roma quando estava no tempo antigo. Além de tudo isso existem diversos objetos da Antiguidade que estão expostos.

By: William Warby

 Uma das obras que mais chamam a atenção é a escultura da Vênus Capitolina toda feita em mármore. Mas também há outras obras que são bem conhecidas como é o caso da imagem do Gálata Moribundo e o Discóbolo, por exemplo.

Onde fica e quando visitar os Museus Capitolinos

Mas em que parte da cidade esses museus estão localizados? Eles ficam na Piazza del Campidoglio bem em frente a réplica de uma estátua belíssima, a de Marco Aurélio. Esses museus são públicos e os mais antigos que existem no mundo. Mais uma ótima razão para não deixar de fazer uma visita e se encantar com eles.




 Os Museus Capitolinos estão abertos todos os dias a partir das 9h30 até às 19h30. Mas há uma mudança no horário de funcionamento nos dias 24 e 31 de dezembro. Nesses dias os museus abrem às 9h30 e fecham às 14 horas. Mas é preciso ter atenção ao horário de funcionamento da bilheteria, pois ela fecha cerca de uma hora antes.

Museus Capitolinos
Museus Capitolinos

 Já os dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro esses museus não abrem ao público. Por isso é preciso se organizar direito para não perder a oportunidade de fazer uma visita inesquecível.

Resumindo.

Os museus capitolinos chamam a atenção sobretudo pelas obras de arte que ali se encontram. Entre aquelas que mais chamam a atenção, podemos mencionar a estátua da loba amamentando os irmãos Rômulo e Remo e a de Marco Aurélio. É preciso ter atenção ao seu horário de funcionamento já que em alguns dias do ano os museus não abrem.

 Gostou do nosso conteúdo? Ele foi útil para você? Então deixe seu comentário e compartilhe nossa página.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: