A Basílica de santa Maria da Vitória

A Basílica de santa Maria da Vitória, que em italiano recebe o nome de chiesa di santa Maria della Vittoria, pode ser considerada como uma igreja ou uma basílica menor de Roma.

É certamente famosa sobretudo pela escultura “O Êxtase de Santa Teresa” do grande artista italiano Bernini. A Basilica de Santa Maria da Vitória ganhou imensa popularidade após sua aparição no filme “Anjos e Demônios”, baseado no romance de Dan Brown.

Visitar todas as igrejas de Roma seria uma tarefa impossível mesmo para aqueles mais dedicados.

Todavia, a basílica de Santa Maria da Vitória pela sua localização bastante central, beleza e importância artística merece certamente uma visita. Todo turista, amante da história da arte ou sobretudo peregrino deveria visitar essa jóia, um tesouro que encanta a todos já há muitos séculos.

Algumas curiosidades da Basílica de Santa Maria da Vitória

A basílica de santa Maria da Vitória foi construída pelos frades carmelitanos descalços entre os anos 1608 e 1620. O seu nome se deve a vitória do exército católico na Batalha da Montanha Branca em Praga.

Se narra que o exército católico estava perdendo a guerra; quando chegou a frente o capelão geral do exercito ( que era um carmelitano descalço ). Naquele momento usava uma medalha com a imagem de nossa Senhora em adoração ao menino Jesus. , De acordo com a lenda, da medalha saíram raios luz que ofuscavam os adversários, obrigando os a fugir.

No dia 8 de maio de 1622 a imagem de nossa senhora foi trazida para a igreja. A partir desse dia ela se passou a chamar santa Maria da Vitória.

A Basílica de santa Maria da Vitória

Apesar da fachada simples, o interior da basílica de santa Maria da Vitória nos surpreende sobretudo pela riqueza e decoração. As doações recebidas por parte das cortes europeias em homenagem ao fato ocorrido contribuíram ao embelezamento da igreja. Digno de nota, o efeito das velas que iluminam o ambiente e exaltam as cores, as sombras e dão vida ao ouro e ao mármore.




À forma de cruz latina, a igreja possui um grande corredor central com o altar mor e, 8 pequenas capelas dispostas dos 2 lados. Entre as capelas, a que mais se destaca é a capela di Cornaro onde se encontra a famosa escultura de Bernini,“O Êxtase de Santa Teresa”

O Êxtase de Santa Teresa

É considerada como uma das obras mais importantes de Bernini e a representação perfeita do barroco. Escultura em mármore e bronze dourado, rica em detalhes.

Na escultura, um anjo ( cupido ) trespassa com uma flecha de ouro o coração da santa. A flecha representa o amor de Cristo que, o semblante de santa Teresa, surpreendentemente transparece uma sensação prazerosa.

By: Scazon

Foram necessários 5 anos para que Bernini finalmente concluísse a escultura. Apesar de algumas críticas da época com relação a expressão de prazer ou erotismo, o artista respondeu que sua escultura foi baseada no testemunho de santa Teresa.

A seguir um trecho do testemunho de santa Teresa.

“Um dia me apareceu um anjo com uma beleza nunca vista antes. “Eu vi em sua mão uma longa lança de ouro cuja ponta parecia ser uma ponta de fogo. Ela parecia penetrar várias vezes no meu coração e perfurar minhas entranhas. A dor era tão grande, que me fez gemer, muitas vezes, em alta voz, e ainda assim foi superando a doçura desta dor excessiva, eu não pude querer livrar-me dela. Nenhuma felicidade terrestre pode dar um prazer assim tão grande. Quando o anjo tirou a sua lança, senti um enorme amor por Deus.”

Quando visitar a basílica de santa Maria da Vitória.

  • a igreja está aberta todos os dias das 07 as 12 e das 15.30 as 19.15
  • as missas são celebradas de segunda a sábado as 07, 08 e 18.30
  • nos domingos e feriados as 09, 10.30, 12, 18.30

 A igreja pode ser visitada de segunda a sábado das 8.30 as 12 e das 15.30 as 18,nos finais de semana e feriados; nos intervalos entre as celebrações pela manhã ou, das 15.30 as 18 na parte da tarde .

Durante a celebração da missas não é permitido visitar a igreja nem o êxtase de santa Teresa.

Localização.

Endereço :via XX venti settembre, 17  centro –  Roma

transportes: Metrô linha A, estação Termini ou Repubblica .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: