A Basílica de São Marcos em Veneza

Quem costuma viajar sabe que em todos os destinos existem lugares imperdíveis, aqueles que não podem ficar de fora de nenhum roteiro. A Basílica de São Marcos em Veneza, é certamente um desses lugares surpreendentes, ponto de parada obrigatória do turismo religioso.

Com mais de 1000 anos de história, a Basílica de São Marcos é decerto um ponto de parada obrigatória de todos os visitantes de Veneza. Ao propósito, sua grandiosa beleza é capaz de conquistar a todos, religiosos ou não.

Majestosa em todos os detalhes, a imensa catedral encanta pela magnitude e imponência. Se você gosta de artes vai se surpreender e se não conhece ou não curte muito, certamente mudará de ideia rapidinho. Não acredita? Então acompanhe o texto a seguir!

A História da Basílica de São Marcos em Veneza

A basílica foi construída no ano de 828 com o intuito de abrigar os restos de São Marcos adquirido por mercadores venezianos durante uma viagem a Alexandria no Egito. Desde então, a basílica se tornou a igreja mais famosa de Veneza.

Ao longo dos anos a basílica sofreu diferentes alterações e modificações, tornando-se de fato a catedral da cidade somente em 1807.

Basílica São Marco de noite
Basílica São Marco de noite

Localizada na Piazza San Marco, o centro da vida pública e religiosa da cidade, a Basílica de São Marcos é com toda certeza um exemplo impressionante de arquitetura e abrange influências bizantina, islâmica e da Europa Ocidental.

No interior da basílica encontra-se um Museu com uma coleção de obras de artefascinante. Ao propósito, é possível visualizar o teto e os mosaicos da catedral, incríveis coleções, esculturas originais dos cavalos de São Marcos, um magnífico retábulo bizantino dourado conhecido como Pala D’Oro e muito mais.  

Melhor Época para Visitar a Basílica de São Marcos em Veneza

Veneza é um lugar fascinante para visitar em qualquer época do ano. Contudo é preferível visitá-la nos meses mais quentes (primavera e verão) para evitar a “acqua alta”. Se você não quer pegar filas enormes para visitar a basílica e outros pontos turísticos, a melhor época é entre setembro e novembro. Contudo, em relação ao tempo, os meses de abril até junho também são ótimos .

O Que Conhecer ao Visitar a Basílica

Um dos principais cartões postais de Veneza, a Basílica de São Marcos é o monumento mais renomado da cidade, sendo um dos destinos preferidos de todos os turistas.

A basílica conta com uma incrível arquitetura no estilo bizantino, em forma de cruz grega, com uma grande cúpula central e quatro menores, correspondendo os quatro lados da cruz grega já citada.

1- Mosaicos da Basílica

Detalhe do mosaico na Basílica de São Marcos
Detalhe do mosaico na Basílica de São Marcos

No interior da Basílica você vai encontrar três grandes filas de pilastras, com cinco cúpulas decoradas com mosaico e no centro o altar onde se encontra o corpo de São Marcos.

Os mosaicos são definitivamente um grande espetáculo, feitos por vidro e pó de ouro, datado do século XII e XIII, sendo que alguns deles foram substituídos no século XV e XVIII pelos artistas venezianos Tiziano, Tintoretto, Tiepolo e Veronese e representam a vida e obra de Jesus Cristo.

2- O Chão da Basílica

O chão também é composto por mosaicos que mostram algumas imagens, figuras, agradáveis ornamentos e animais. Apesar de algumas partes estarem cobertas por tapetes por questão de proteção, é possível dá uma olhadinha.

3- Riquezas e Tesouro Paroquial da Basílica

Ao lado direito da entrada fica exposto o tesouro paroquial, que é formado praticamente de tesouros artísticos levados para Veneza após o saque de Constantinopla.

Existem também cálices litúrgicos, peças em mármores, copas e patenas de pedra dura, incluindo trono relicário de São Marcos em mármore, os pilares do dossel decorados com relevo.

4- Pala D’Oro da Basílica

Atração principal da Basílica, localizado atrás do altar principal, é considerada uma obra-prima da ourivesaria e pode ser admirada apenas pagando um ingresso.

Uma fabulosa escultura de mais de dois metros de altura, toda composta de ouro, pedras preciosas, pérolas e esmaltes; sem dúvidas é uma obra prima que vale a pena conhecer.

5- Museu

O Museu de São Marcos é com certeza uma bela atração, lá você terá a oportunidade de admirar a escultura original dos cavalos de São Marcos.

Constituída por quatro peças de bronze dourado, ainda é possível ver de perto os tetos e os mosaicos da construção; no terraço permite contemplar de cima a Praça São Marcos, uma bela vista.      

O Monumento mais belo de Veneza

Magnífica e suntuosa, a Basílica de São Marcos em Veneza é um daqueles lugares que inegavelmente impressionam a todos os visitantes. Com mais de 1000 anos de história e muitas transformações, sua arquitetura no estilo bizantino, românico e renascentista faz dessa basílica conquanto o monumento mais belo de Veneza. Independente de crença esse é outrossim um lugar para ser contemplado e admirado em todos os sentidos.

Basílica de São Marcos
Basílica de São Marcos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: