Passaporte e documentos para uma viagem internacional

O passaporte e visto são os primeiros passos mais importantes para quem deseja ter uma experiência com viagens internacionais. Mas existem algumas dúvidas com relação a como emitir esse documento e quais são os documentos necessários para isso.

Como tirar o passaporte.

Para tirar o passaporte é essencial que você primeiro faça o preenchimento da solicitação no site da Polícia Federal, que é a responsável pela emissão de passaportes. Durante o preenchimento serão solicitados dados pessoais, documentos e também dados complementares.

Após o preenchimento dos dados solicitados, você receberá um número de protocolo da sua solicitação e será gerado um boleto da GRU (Guia de Recolhimento da União); a taxa de pagamento da GRU atualmente está no valor de R$ 257,25.

Após o pagamento da taxa de solicitação, é necessário que você aguarde no mínimo 1 dia útil para fazer a solicitação do agendamento de atendimento no site da Polícia Federal, pois o agendamento só pode ser feito após a baixa do pagamento. Depois compareça no dia, local e horário agendado para emissão do passaporte.




Após toda a verificação de documentos, fotografia e coleta de dados biométricos, o posto da Polícia Federal deverá informar uma data para a entrega do documento. Geralmente esse prazo é de 6 dias úteis, porém como há o envolvimento de outros órgãos durante a emissão, esse prazo pode ser prolongado.

Para retirar o documento, compareça no prazo estabelecido portando um documento de identificação original e com foto. Vale lembrar que o visto é um carimbo ou papel que virá anexado ao seu passaporte; ele servirá para permitir que você ingresse em outro país provisoriamente com determinada finalidade.

Documentos necessários para a viagem.

Para a obtenção do passaporte para uma viagem internacional, é necessário que você apresente a documentação original a seguir; lembrando que pode haver a solicitação de outros documentos com razões fundamentadas em lei.

– Documento de identificação.

Um documento de identificação para emissão de um passaporte pode ser o RG, carteira funcional que seja reconhecida por lei federal, CNH, carteira de trabalho.

– CPF.

Caso em um dos documentos de identificação já conste o número do seu CPF, não é necessário que você apresente o CPF original.

– Certidão de casamento.

Se você casou e teve o seu nome alterado, é necessário que você compareça também com este documento.

– Certificado de naturalização.

Em caso de pessoas naturalizadas, faz-se necessário a apresentação do certificado de naturalização.

– Passaporte anterior.

Se você já emitiu algum passaporte anteriormente, podendo ser o comum ou até mesmo o de emergência, o ideal é que você o apresente no ato de emissão do passaporte para que ele possa ser cancelado (estando válido ou não). Caso a apresentação não seja feita, você terá que fazer o pagamento do dobro da taxa.

– Título de eleitor.

A apresentação do título de eleitor não é mais obrigatória, porém é muito importante que você esteja em dias com os serviços eleitorais. A consulta à sua regularização eleitoral será realizada na hora, caso você esteja irregular ou no sistema conste informações divergentes, você deverá apresentar o título de eleitor.

Além do título de eleitor você deverá apresentar os comprovantes de votação, justificativa, pagamento de multa (da última eleição e dos dois turnos, se houver) ou certidão de quitação eleitoral (emitido no site do TSE).

– Documento de quitação com o serviço militar.

Para os homens também não há mais a necessidade de apresentar o documento que comprove a quitação com o serviço militar obrigatório, porém é necessário também estar em situação regular, sem pendências e erros de digitação no cadastro.

A consulta será realizada durante o atendimento e em casos de situações irregulares, pode ser necessária a apresentação do comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Validade e renovação.

O passaporte tem validade de até 10 anos, mas para menores de 18 anos esse prazo pode variar de 1 até 5 anos. Já para as renovações não é possível realizá-las. Cada vez que você precisar solicitar um novo passaporte, deverá ser realizado todo o processo que citamos anteriormente (inclusive o pagamento de taxas vigentes).

Já o visto pode ser renovado. No entanto, a renovação deve ser realizada na embaixada ou consulado do país em que você deseja permanecer.

Documentos para levar na viagem internacional.

– Você deve levar um documento de identificação com foto e atualizado;

– Passaporte e visto, se solicitados pelo país;

– É necessário verificar se o seu cartão de vacina está completo e se o país ao qual você deseja viajar solicita alguma vacina específica;

– O seguro viagem também é uma exigência em determinados países.

Para encerrar…

Agora que você sabe como é fácil realizar a emissão do seu passaporte, basta seguir o passo a passo que te ensinamos acima. Assim você poderá se programar melhor para a sua viagem internacional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: